A Polícia Civil de Umuarama prendeu, na manhã desta sexta-feira (17), um homem de 39 anos procurado pela Justiça pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. O mandado de prisão foi cumprido na rua Goiás, no bairro Jardim dos Príncipes, em Umuarama, e a ação aconteceu em conjunto com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Governador Valadares (MG).
A prisão e a busca ocorreram na residência do investigado. As investigações tiveram início por integrantes da FICCO/GVS, que conta com agentes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal.
Os policiais identificaram que um foragido da Justiça do Estado do Espírito Santo, com mandado de prisão preventiva em aberto, por condenação pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, poderia estar morando no município de Umuarama, usando documentos falsificados para não ser encontrado pelas autoridades e atuando no tráfico de drogas aqui da região.
Diante do compartilhamento dessa informação, agentes da Polícia Civil de Umuarama realizaram investigações locais para confirmar os fatos e a localização do suspeito, o que restou exitoso. Assim, representou-se junto ao Poder Judiciário de Umuarama pela expedição de mandado de busca e apreensão domiciliar em desfavor do suspeito, o que foi acolhido pelo Ministério Público e Judiciário de Umuarama.
De posse dos mandados, os agentes da Polícia Civil de Umuarama foram até a residência do suspeito e o encontraram no local. Em seguida, realizaram busca na residência e realizaram a apreensão de um veículo Jeep Compass, quatro aparelhos celulares, R$ 1.974,00 em espécie, quatro mil guaranis (moeda estrangeira), joias, um aparelho DVR, vários documentos pessoais falsificados, além de outros documentos de interesse para as investigações.
O preso, agora, ficará à disposição da Justiça na cadeia pública de Umuarama. As investigações seguem em andamento pela Polícia Civil de Umuarama e pela FICCO/GVS, a fim de apurar as atividades criminosas desenvolvidas pelo suspeito na região de Umuarama, bem como identificar outros envolvidos nessas ações.
Segundo informações repassadas pela FICCO/GVS, o preso é apontado como um dos maiores traficantes atuante no território nacional. Em 2015, ele foi preso com mais de 3.500 kg (3.5 Toneladas) de maconha no Espírito Santo, a maior apreensão dessa droga no Estado.