O tipo de alimentação que entra pela boca vai determinar onde você quer chegar e como. E é isso que as dezenas de pessoas que participam do “Grupo de Reeducação Alimentar e Comportamental Peso Saudável”, entenderam e conseguiram adotar um novo estilo de vida, muito mais saudável.
O programa “Peso Saudável” está acontecendo em Goioerê há pouco mais de um ano, e foi implantado pela nutricionista Lilian Sestak e a psicóloga Nadia Mayara dos Santos, que integram a equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
O programa nasceu da observação do grande número de pessoas que estavam tentando emagrecer, através da cirurgia bariátrica, e o alto índice de pacientes hipertensos e diabéticos que diariamente passam pelos postos de saúde.
A nutricionista Lilian conta que o desespero para conseguir uma cirurgia, faz com que muitas pessoas engordem para atingir o peso e entrar na fila da cirurgia.
ÚLTIMA CHANCE
Uma dessas pessoas é a Selia Massione Bernardes, 43 anos, que recorda que procurou o Posto de Saúde porque tinha na cirurgia bariátrica a sua última chance de ficar magra. No entanto, resolveu dar uma última chance para as coordenadoras do programa Lilian e Nadia, que a convenceram a participar do Grupo de Reeducação Alimentar e Comportamental.
No primeiro mês Selia perdeu 10 quilos, e daí em diante nunca mais deixou o grupo. Já se foram 25 quilos e afirma que hoje é outra pessoa. “Conseguir entra em um vestido deixa a auto estima em alta. Devo muito a estas duas” – afirma Sélia.
RECOMENDAÇÃO MÉDICA
“Nosso objetivo é ensinar a reeducação alimentar para que as pessoas tenham uma vida saudável” – explicam as coordenadoras do grupo, ao citar que pessoas com problemas de saúde, através de uma alimentação saudável, conseguem fazer o controle e até se livrar de algumas doenças.
Um desses exemplos é Maria Inês Rolin, 58 anos, que conseguir perder 28 quilos desde que iniciou no grupo, por recomendação médica, pois estava com alto percentual de gordura no fígado. Maria conta orgulhosa que em seu último exame o resultado mostrou que toda gordura foi eliminada. Além disso, Maria comenta que “antes eu não aguentava caminhar, e até para ir no mercado precisava de carona. Hoje, ando a cidade inteira e não me canso” – comemora.
APOIO PARA NÃO DESISTIR
A psicóloga Nadia Mayra explica que outro ponto fundamental no grupo é o apoio psicológico para que o participante não desista. “É um caminho longo e difícil, mas estamos aqui mensalmente para ouvi-las, tirar suas dúvidas, readequar cardápio, e dar apoio e incentivo para que prossigam.
Exemplo é a Tatiane Ribas, 35 anos, que está 18 quilos mais magra. Ela trabalha na Secretaria de Saúde, e diz que estava muito ansiosa e comendo muito errado. “Foi muito difícil e se não fosse o acompanhamento quase que diário, não sei se teria conseguido” – afirma dizendo que hoje participar do grupo faz parte da rotina e ninguém pensa em parar, já que uma ajuda a outra.
PLANO DE VIDA
“Nosso tratamento não é dieta, mas sim um plano de vida” – comenta Lilian Sestak explicando que o sucesso do grupo é o resultado dos participantes. É normal entre nossos participantes perderem 5 quilos. Mas ficamos ainda mais felizes quando conseguimos que todos consigam adotar novos hábitos alimentares e de comportamento.
“Quem entra, normalmente não gosta de fazer atividade física. Mas no decorrer do programa, é inevitável que comecem a caminhar e até ir para a academia. “Isso é uma conseqüência de quem perde peso e sua auto-estima melhora” – comenta Lilian.
Para participar é só procurar a Unidade de Saúde e deixar o nome. A nutricionista fará a avaliação e passará o cardápio e todas as instruções. As reuniões acontecem uma vez por mês, em cada Unidade de Saúde, onde as dúvidas são tiradas e os participantes trocam experiências.
PRIMEIRA TURMA NOTURNA. Na próxima terça-feira, 31, será iniciada a primeira turma à noite, com início às 19 horas. Esse grupo está surgindo da demanda de pessoas interessadas, mas que por trabalharem durante o dia, não conseguem.
As pessoas interessadas devem deixar o nome nas Unidades de Saúde. O grupo se reunirá na Escola de Artes e Ofício.