Importante serviço será retomado nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde, através da nutricionista Priscilla Lima, que identificou que o número de pessoas acima do peso que procuram as Unidades de Saúde de Goioerê tem sido muito grande.
Desta forma, nesta segunda-feira,20, será lançado O grupo, Peso Saudável, com a proposta de auxiliar pessoas no controle do peso e prevenção da obesidade. Todas as unidades de Saúde receberá o programa, conforme o calendário montando de acordo com os dias de atendimento da nutricionista. O lançamento na UBS da Santa Casa, das 15 às 17 horas.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Segundo a nutricionista, Priscilla Lima, devido há pandemia, houve um aumento no índice da obesidade, devido às pessoas, ficarem mais isoladas, ansiedade e consumo excessivo de produtos industrializados. A Nutricionista Priscilla vai coordenar o programa em parceria com outros profissionais da equipe multidisciplinar, fisioterapia e psicologia da Secretaria de Saúde.
O grupo tem como principal objetivo prevenir o ganho de peso corporal, como salientar o risco das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como diabetes e hipertensão, que aumenta cada dia mais, dessa forma contribuindo para um gasto excessivo de medicamento dentro do setor público, “hoje devemos trabalhar com prevenção, e não esperar o problema chegar”, salienta Priscilla.
CRONOGRAMA DO PROGRAMA PESO SAUDÁVEL:
Dia 20:UBS da Santa Casa, das 15 às 17 horas.
Dia 21: UBS de Jaracatiá, das 14 às 16 horas.
Dia 22: UBS da Vila Guaira, das 9 às 11:30 horas.
Dia 22: UBS Central das 15 às 17 horas.
Dia 23: UBS do Jardim Universitário das 9 às 11 horas.
Dia 23: UBS Candeias das 15 às 17 horas.
Dia 24: UBS Tropical, das 14:30 às 16:30 horas.
Dentre as atividades a serem realizadas, ocorrerá avaliação antropométrica (pesagem e aferição da altura) e educação alimentar e nutricional. Os participantes serão acompanhados mensalmente.
Inicialmente, a experiência ocorrerá com um número limitado de pessoas. A nutricionista Priscilla explica que devido a pandemia, os grupos serão reduzidos, e as pessoas interessadas devem ligar na UBS do seu bairro e dar o nome na lista de espera. Os interessados poderão obter mais informações na Unidade Básica, mais próxima do seu bairro.