A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Boa Esperança realizou no último domingo (6) uma pesquisa para avaliar a opinião dos frequentadores sobre o modelo atual de pescarias realizadas no Lago Olivo Fortunato Gaspareli. A ação teve como objetivo ouvir a população e buscar melhorias de forma participativa.
A pesquisa foi realizada entre 9h52 e 11h33, com a participação de 52 pescadores, de um total estimado de 100 pessoas presentes durante o dia. Os resultados demonstraram alto índice de aprovação: 48,1% avaliaram a pescaria como “ótima” e 42,3% como “boa”, somando mais de 90% de aprovação. Apenas 0,6% classificaram como regular, ruim ou péssima.
Ao serem convidados a dar uma nota de 0 a 10, 59,6% atribuíram nota máxima (10), 19,2% deram nota 9 e 15,4% nota 8. Notas mais baixas (5 e 2) somaram apenas 4,7%.
Entre as sugestões mais frequentes para aprimorar a experiência, os entrevistados destacaram a necessidade da construção de um novo banheiro do lado oposto do lago, facilitando o acesso dos pescadores.
A secretaria lembra que no dia 21 de fevereiro foi realizada uma audiência pública para atualizar o regulamento da pescaria, criado em 2021. O encontro teve caráter democrático e contou com a participação dos vereadores Reinaldinho do Zé Arleno (presidente da Câmara), Milão e Letícia Apolinário, além de representantes da comunidade.
O novo regulamento estabelece regras claras, como a devolução obrigatória de peixes com mais de 7 quilos ao lago, além de espécies exóticas como dourado e matrinxã.
A secretária de Cultura, Esporte e Lazer destacou que esse processo de organização e escuta da população só foi possível graças ao apoio do prefeito Joel Celso Buscariol, do vice-prefeito Carlinhos Donato e da Câmara de Vereadores.
A iniciativa reforça o compromisso da administração com a gestão participativa e a valorização dos espaços públicos de lazer e convivência.