Com a colheita do milho chegando ao fim, o produtor rural está preparado para a instalação da soja, após o fim do vazio sanitário no Paraná, que encerra no dia 10 de setembro. Além do manejo adequado do solo, a escolha da semente é determinante para alcançar excelentes produtividades.
Com atuação no Oeste e Sudoeste do Paraná, a Copacol oferece variedades específicas para cada região, atendendo as necessidades do clima, da luminosidade e de altitude. Antes de a semente chegar à propriedade, análises são realizadas no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) para garantir a qualidade. O laboratório de sementes está em funcionamento há 45 anos na Cooperativa, garantindo a germinação e vigor a cada safra.
De acordo com a engenheira agrônoma, Gilza Blanco Maldaner, uma das análises iniciais realizadas nas sementes é a de pureza. “Nela verificamos se há materiais inertes ou contaminantes nas sementes. O grande diferencial do laboratório do CPA é identificar possíveis misturas. Essa avaliação evita que sejam comercializados lotes com mistura”, explica.
Após a verificação de pureza, as sementes passam pelas análises de germinação. “Avaliamos a qualidade das plântulas, ou seja, se elas estão aptas a ser semeadas. Com essa análise conseguimos estabelecer qual é a porcentagem de germinação de cada lote de sementes. Dessa forma, no momento do plantio, o produtor consegue avaliar a população de plantas desejada”, informa Gilza.
ARMAZENAGEM
As Sementes Copacol passam por um rigoroso processo de controle de qualidade e pelo tratamento industrial certificado pelo Seedcare Institute. Há dois anos a Copacol investiu em refrigeração, com 4,8 mil metros quadrados de câmaras frias dedicadas as sementes (Cafelândia e Formosa do Oeste). “A refrigeração garante condições ideais para armazenagem das sementes. Com temperatura de 15°C e umidade relativa de 55% conseguimos preservar as características fisiológicas por mais tempo”, afirma Fernando Fávero, gerente de Insumos da Copacol.
SEMENTES PREMIUM
De maneira pioneira no setor, desde a safra 21/22, a Copacol possui um sistema de contagem das sementes embaladas, – sejam sacas de 140 mil sementes ou bags com 4,9 milhões de sementes – gerando para o cooperado maior precisão na compra dos produtos. Esse padrão de qualidade está presente nas Sementes Premium, que se caracteriza pela alta qualidade fisiológica. Além disso, as análises sanitárias possibilitam a identificação de patógenos e o direcionamento dos fungicidas, garantindo a assepsia das sementes e a proteção inicial das plântulas no campo.
Fonte: Copacol