A Polícia Federal, em trabalho conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Batalhão de Fronteira (BPFron), prendeu nesta terça-feira (23) em flagrante dois homens envolvidos com aliciamento e prática de trabalho escravo, em Icaraíma (a 58 quilômetros de Umuarama).
A notícia de fato se originou de uma denúncia recebida pela equipe de Proteção Especial do Município de Icaraíma, que informava a existência de trabalhadores rurais de origem paraguaia em condição de escravidão.
Após levantamento dessas informações, equipes da Polícia Federal, do MPT e do BPFron, localizaram uma fazenda onde encontraram aproximadamente 15 trabalhadores rurais, de nacionalidade paraguaia, sendo quatro adolescentes, trabalhando em condições degradantes e de escravidão em lavoura de mandioca.
Também foi constatado o fornecimento de moradia precária aos trabalhadores. Os envolvidos responderão pelo crime de submeter indivíduos a escravidão, sujeitando-os a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, submetendo-os a condições degradantes de trabalho, restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador, além da pena correspondente à violência.
Fonte: PortalCidade