A vereadora Aline Suellen realizou no último final de semana a entrega de uma Moção de Congratulações à pioneira de Goioerê, Eva Elisauda Hertzel Portela. A homenagem foi feita em reconhecimento à sua trajetória de vida, marcada pela fé, dedicação à família e contribuição à história do município.
Siga a Tribuna no WhatsApp
A entrega da placa comemorativa foi realizada na residência da homenageada, com a presença do prefeito Pedro Coelho, do vice-prefeito Adilson Brito e do presidente da Câmara Municipal, vereador Joaquim da Ambulância, que fizeram questão de prestigiar o momento e parabenizar dona Eva pelo seu exemplo de vida.
Nascida em Irati, Eva Hertzel Portela é filha dos pioneiros Conrado Henrique Hertzel e Isaura Hertzel. Casou-se com o saudoso Alceu Portela, com quem teve seis filhos: Luiza, João Alceu, Mariza, Leniza, Maisa e Ana. É avó de 18 netos e bisavó de 18 bisnetos.
Antes de chegar a Goioerê, em março de 1953, Eva morou em Campo Mourão e Moreira Sales. Viveu ainda por 13 anos na Bahia (entre 1988 e 2001), retornando em seguida a Goioerê, onde reside até hoje. Após a separação, enfrentou os desafios da maternidade sozinha, criando seus filhos com força e determinação.
Além de sua trajetória como mãe e cidadã, dona Eva também é diaconisa na Igreja Adventista da Promessa, onde exerce seu ministério e testemunha sua fé. A homenagem simboliza o reconhecimento do povo de Goioerê a uma mulher que ajudou a construir a história da cidade com coragem e dignidade.