Referência nacional na produção de tilápia, a Copacol não poderia ficar de fora da edição 2023 do IFC (International Fish Congress & Fish Expo Brasil), realizado em Foz do Iguaçu de 19 a 21 de setembro. Uma comitiva composta por 60 produtores e aproximadamente 25 profissionais da área técnica da Cooperativa participaram da feira e exposição internacional.
Durante os três dias de programação o reuniu todos os elos da cadeia produtiva, como empresários, aquicultores, armadores de pesca, agentes do mercado (varejo e food service), prestadores de serviços, fornecedores, dirigentes, profissionais do setor e formadores de opinião. Toda a cadeia do pescado reunida por um único objetivo, gerar negócios.
De acordo com a supervisora da Integração Peixes da Copacol, Juliana Losch, que acompanhou equipe técnica e produtores, a participação de todos foi de grande valia, pois só assim eles conseguem mensurar a dimensão do mercado o qual eles atuam. ?Os integrados tiveram a oportunidade de ver de perto as novas tecnologias voltadas para a atividade, as novidades que surge a cada ano, e que eles têm à disposição. Nós enquanto Copacol estamos atentos a toda essa evolução para que sempre possamos oferecer o que há de melhor aos nossos produtores?, frisa Juliana.
O superintendente de Produção da Copacol Irineu Dantes Peron e o gerente da Integração Peixes, Nestor Braun, também acompanharam produtores e equipe técnica no evento.
PRODUTORES
Entre os produtores que participaram, está o cooperado Pedro Avancini de Nova Aurora, que participou pela primeira vez. ?Um evento muito tenificado voltado para a nossa atividade. Com essa iniciativa da Copacol de nos proporcionar esse conhecimento, vamos levar para nossa propriedade tudo que agregarmos aqui?, conta.
Genésio Moratelli de Jateasse município de Tupãssi, foi outro piscicultor que buscou conhecimento na feira. Segundo ele que participou no ano passado, houve muitas mudanças, ou seja, obteve novas informações e isso mostra que o produtor deve ficar sempre atento a essas variações, porque as mudanças são constantes.
CONHECIMENTO TÉCNICO
Além de se preocupar com a capacitação do produtor, é importante também atualizar a equipe técnica, uma vez que, é ela que tem a responsabilidade de levar informações ao produtor quanto as técnicas de manejos mais adequadas para o bom desempenho da atividade.
?É bom poder participar do IFC, no evento temos a oportunidade de ficar apar das tecnologias que vão surgindo, conhecer os produtos que estão disponíveis para o produtor melhorar sua performance no campo, além das palestras que também agregam em nosso conhecimento. Além disso podemos estar junto com o produtor na feira, compartilhando ideias e atuando juntos para melhorar os resultados?, destaca a engenheira de Pesca Daiane Cavalli, que compartilhou com os produtores sua participação no evento.
NO CAMPO E NA INDUSTRIA
Pioneira entre as Cooperativas no sistema integrado de peixes, a Copacol é uma referência neste segmento. Consolidada, a piscicultura se tornou uma alternativa de renda e diversificação da propriedade rural para 286 cooperados na região de atuação.
Com o maior volume de abate de tilápia da América do Sul, a Copacol processa 185 mil tilápias ao dia nas duas Unidades Industriais – em Nova Aurora e Toledo.
Para suprir toda essa demanda, a Cooperativa conta com a UPA (Unidade de Produção de Alevinos), em Nova Aurora, cuja produção foi de 41,5 milhões de alevinos na safra 2022. A nova UPA entrará em operação este ano em Quarto Centenário, com capacidade para produzir mais 50 milhões de alevinos a cada safra.
Fonte: Copacol