Os profissionais que trabalham com serviço de podas de árvores terão a última chance para se cadastrarem junto a Secretaria Municipal de Agricultura até a próxima quarta-feira, 19, e participarem de uma reciclagem com orientações sobre a proibição de podas drásticas e a fiscalização que será feita pelos fiscais da Prefeitura. Todos os podadores cadastrados terão um documento de credenciamento para trabalharem com a poda em Goioerê.
De acordo com o secretário de Agricultura, Koite Shono, a medida será drástica, mas atende a legislação ambiental que proíbe a poda irregular e a erradicação de árvores sem autorização do órgão. Shono explica que o Ministério Público recentemente solicitou informações a respeito das medidas que a Prefeitura estaria adotando para as podas indiscriminadas que vem ocorrendo em Goioerê.
“Diante desta situação, optamos por dar a última chance para os podadores se credenciarem e estarem aptos a ofertarem os serviços em Goioerê. A outra medida será a autuação de podas irregulares em Goioerê, onde tanto o profissional que fez a poda como o proprietário da residência ou comércio serão multados. Vale destacar que o valor da multa é de R$ 235,00.
FISCALIZAÇÃO. Outro alerta que o secretário Koite Shono faz é que a secretaria não irá esperar por denúncias, mas os fiscais da Prefeitura estarão na cidade observando e onde houver a poda drástica será autuado.
LOCAL PARA DESCARTE. Além da poda drástica, a multa também acontecerá em caso de descarte das galhadas em terrenos baldios ou locais impróprios. Shono explica que a área destinada para receber as galhadas é o centro de triagem, que funciona anexo a nova sede da Associação dos Coletores, nas proximidades da Vila Rural Candeias. O horário de descarte é das 8 às 17 horas no centro de triagem.