A informação de que golpistas utilizam a internet para aplicar diversos crimes, já não é mais novidade. Atualmente, navegar nas redes sociais tem sido difícil e preocupante.
Dentre os golpes mais comuns nas redes sociais, está a venda de cédulas falsas de dinheiro. Nesta quinta-feira (14), internautas enviaram ao jornalismo da Costa Oeste FM 93,3, prints de uma publicação feita em um grupo do facebook, onde a pessoa estaria tentando comercializar réplicas de cédulas de dinheiro.
Na postagem, o autor ainda dizia: “promoção, somente hoje. Réplicas idênticas, passam em todos os testes”, e em seguida ele anuncia o valor para quem pretende adquirir as notas. Em entrevista com o Delegado de Polícia Civil de Santa Helena, Dr. Geraldo Evangelista, este tipo de postagem pode ser caracterizada como crime de moeda falsa.
A pena para quem for flagrado comercializando ou adquirindo cédulas falsas de dinheiro pode ser de 12 à 13 anos de prisão. A Polícia Civil de Santa Helena fará o encaminhamento da publicação à Polícia Federal responsável por investigar crimes relacionados a falsificação de papel moeda.
Porém, eventualmente se as notas falsas estiverem sendo repassadas no comércio, o autor responderá pelo crime de estelionato, podendo pegar até cinco anos de prisão e a investigação fica a cargo da Polícia Civil.
Fonte: CostaOesteNews