A ação de criminosos que está aplicando golpes do cartão de crédito com o uso de um motoboy fez a Polícia Civil do Paraná emitir um alerta sobre a situação em todo o Estado. Em Umuarama o delegado-adjunto da 7ª SDP, Gabriel Menezes informou que também há diversos casos registrados em investigação pelo Grupo de Diligências Especiais (GDE) para tentar levantar dados para apurar quem são os autores.
Em um vídeo, o delegado titular da Delegacia de Estelionatos Emmanoel David, explica que os criminosos ligam para a vítima dizendo que são do banco e informando sobre compras no cartão de crédito que poderiam ser fraudulentas.
“No momento em que a pessoa arma desconhecer tais gastos, o bandido fala que o cartão pode ter sido clonado e que é preciso fazer o cancelamento. Para que isso seja efetuado o estelionatário pede para que a pessoa entre em contato com a operadora do cartão por meio do 0800. Só que o estelionatário não desliga a linha. Como o contato é por meio de linha de telefone xo, a ligação continua”, explicou o delegado Emmanoel David.
MOTOBOY Segundo o policial a vítima acredita que está realmente conversando com o 0800 e acaba acatando a solicitação do golpista e informa dados pessoas e digita a senha do cartão. “Para finalizar o estelionatário pede que a pessoa corte o cartão ao meio e informa que o motoboy passará na casa ou trabalho do cliente para pegar o cartão para segurança da operação”, explicou.
DISK 171 Um motoboy vai ao encontro da vítima e ao apanhar o cartão pede para a pessoa faça uma carta de próprio punho informando que não foi ela que fez os gastos. “A partir deste momento os criminosos têm tudo o que precisam: dados do cliente; senha; chip e assinatura do cliente para fazer compras e gerar prejuízos incalculáveis”, disse o delegado.
CUIDADOS De acordo com delegado Gabriel Menezes, “a orientação é de que as pessoas não entreguem nenhum tipo de documento, senha ou cartão a qualquer pessoa que venha até a residência. Se for o caso, fazer isso diretamente na agência bancária”, orientou
Ele salientou ainda que há vários casos em que os golpistas se passam por policiais civis, solicitam a entregam de cartões e senhas dizendo fazer parte da investigação. “Esse também não é o procedimento da Polícia Civil. Entrega de qualquer tipo de documento para polícia somente na delegacia, jamais para pessoas que vão até a residência”, finalizou.
FIQUE DE OLHO
* Bancos não fazem a retirada de cartões, mesmo que inutilizados;
* Não é uma prática comum dos bancos pedir senhas por telefone;
* Se for necessário inutilizar o cartão corte o chip e nunca o entregue a ninguém;
* Se receber uma ligação suspeite, entre em contato com a operadora do cartão de crédito, mas procure ligar de outro telefone ou aguarde uns 5 minutos para realizar a ligação. (Umuarama Ilustrado)