Publicidade
Publicidade

Notícias / Geral Polícia Militar lança versão do APP 190 para sistema iOS

segunda-feira, 11 fevereiro de 2019.

A Polícia Militar do Paraná lançou nesta segunda-feira (11) o APP 190 – Emergência Paraná – para o sistema iOS e, no mesmo evento, divulgou balanço do aplicativo na versão para Android, que está em uso em Curitiba e Região Metropolitana desde 2 outubro do ano passado. Cerca de 17 mil pessoas, sendo 83 com deficiência auditiva, já baixaram a ferramenta, que busca agilizar o atendimento ao cidadão, acompanhando a evolução tecnológica.

Para o comandante-geral da PM, coronel Péricles de Matos, o aperfeiçoamento do aplicativo para o sistema iOS e os resultados da versão Android confirmam a política pública do governador Ratinho Junior em implantar uma polícia de conectividade e com interação maior com a população paranaense.

Por meio desta ferramenta, por exemplo, uma pessoa com deficiência fonoaudiólogica consegue interagir com a Polícia Militar, sem precisar de uma terceira pessoa com a capacidade de fala e audição para intermediar. “Todos os demais cidadãos que usam o aplicativo também  têm facilidade no repasse de informações, interação e agilidade, além do acompanhamento da ocorrência em tempo real”, destaca o coronel Péricles de Matos.

EFICIÊNCIA – Um comparativo de outubro a dezembro dos anos 2017 e 2018 e de janeiro de 2018 e 2019 aponta que houve redução no número de ligações recebidas pelo telefone de emergência 190, e também de ocorrências, após lançamento do aplicativo nas áreas atendidas. Além disso, em todo o período de funcionamento não houve trote ao 190 via aplicativo.

O capitão Claudio Prus, da Central de Operações Policiais Militares (Copom), explica que a redução deve-se ao fato de o solicitante entrar em contato uma vez só com a PM, via aplicativo. Após isso monitora sua ocorrência e vai conversando com o atendente 190, não necessitando estabelecer novo contato, como no sistema tradicional, o telefone 190, em que é preciso ligar a cada vez que quer algum feedback sobre a solicitação.

NÚMEROS – Desde o início do funcionamento do aplicativo no sistema Android, em outubro do ano passado, até o dia 02 de fevereiro último, foram registradas pela ferramenta 1.429 ocorrências. Deste total, 1.092 foi por perturbação do trabalho ou sossego alheio; 59 pediram abordagem de suspeitos, seguido por lesão corporal/violência doméstica (49).

O município que mais registrou ocorrências via aplicativo foi Curitiba, com 976, depois Colombo, com 92, e São José dos Pinhais com 81.

REDUÇÃO – Se comparados os meses de outubro de 2017 e outubro 2018 houve redução de 12% no número de ligações recebidas pelo 190 e também de 12% no número de ocorrências geradas. Caiu de 141.509 para 124.550 o número de ligações e de 32.102 para 28.405 o de ocorrências geradas.

Se comparados o meses de novembro de cada ano, a redução foi de 11% para ligações recebidas (147.234 para 131.131) e de 10% para ocorrências geradas (33.077 para 29.700).

A maior redução, porém, foi registrada no comparativo dos meses de dezembro: em relação ao número de ligações recebidas a queda foi de 156.093 para 128.782 (-17%). Já a redução do número de ocorrências geradas, na análise deste mês, foi de 4% (caiu de 34.912 para 33.672). Para comparar os meses de janeiro, foram avaliados os períodos correspondentes dos anos de 2018 e 2019. O número de ligações caiu de 137.210 para 117.744 (-14%) enquanto as ocorrências geradas saíram de 31.256 para 31.052 (-1%).

DOWNLOAD – A ferramenta foi idealizada pela PM e o projeto recebeu apoio técnico da Celepar, em conjunto com a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade da PM, do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e da Diretoria de Pessoal da Corporação.

As pessoas podem baixar o aplicativo gratuitamente em seus celulares, desde que tenham o sistema operacional Android e, a partir de agora, também iOS.

Após baixar o aplicativo, o usuário fará um cadastro rápido no portal Governo Digital, com informações pessoais (nome completo, RG, CPF, e-mail) e a partir daí será criado um perfil que armazenará todo o histórico de solicitações e atividades.

“O aplicativo trouxe várias vantagens ao cidadão e é mais uma ferramenta ofertada, que trabalha junto com o número de emergência 190”, descreve Prus.

Comentarios

Publicidade
domsegterquaquisexsáb
     12
17181920212223
24252627282930
       
2930     
       
28293031   
       
282930    
       
     12
31      
    123
2526272829  
       
28293031   
       
     12
31      
   1234
2627282930  
       
293031    
       
     12
       
      1
3031     
      1
30      
   1234
262728    
       
  12345
2728     
       
28      
       
      1
       
     12
2425262728  
       
      1
3031     
     12
24252627282930
       
  12345
2728293031  
       
2930     
       
    123
25262728293031
       
    123
18192021222324
25262728   
       
 123456
78910111213
21222324252627
28293031   
       
     12
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
       
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
       
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
       
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
       
      1
9101112131415
23242526272829
3031     
    123
252627282930 
       
 123456
14151617181920
21222324252627
28293031   
       
      1
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
   1234
567891011
       
   1234
12131415161718
19202122232425
262728    
       
293031    
       
    123
11121314151617
       
  12345
13141516171819
27282930   
       
      1
23242526272829
3031     
    123
18192021222324
252627282930 
       
28293031   
       
   1234
567891011
       
     12
3456789
17181920212223