De acordo com informações da coordenadora de endemias, Roseli Macari, em alguns locais da cidade os agentes enfrentam a recusa de moradores que impedem a visita dos agentes, comprometendo totalmente e bloqueio dos agentes.
E, de acordo com Roseli Macari, o problema de recusa dos moradores para o acesso dos agentes ocorre com mais frequência em residências no perímetro central da cidade. Isso tem ocorrido em razão do temor de multa que incide sobre o proprietário, em cujo imóvel for encontrado focos do mosquito da dengue. E, assim sendo, muitos proprietários recusam o acesso dos agentes.
Diante disso, Roseli Macari alerta de que em caso de obstrução da entrada do agente à residência, prontamente a Polícia Militar será requisitada para acompanhar o agente a proceder à vistoria.
“É uma atitude que queremos que não seja necessária. No entanto, se não houver colaboração por parte dos moradores, estaremos pronto para acionar a Polícia Militar, uma vez que é totalmente descabível que a população permita o avanço do mosquito causador da dengue” – ressalta Roseli Macari.