Publicidade
Publicidade

Notícias / Geral Por um novo modelo de concessão rodoviária no Paraná

terça-feira, 8 junho de 2021.

A posição da OCEPAR sobre o novo modelo de concessão segue uma orientação técnica e econômica visto que não basta uma postura “contra ou a favor”. Precisamos buscar a melhor opção e a mais viável, pois as cooperativas são grandes usuárias das rodovias, por onde transportam cerca de 60% da safra agropecuária do Paraná.

É importante salientar que o modelo atual, em vigor nos últimos 24 anos, não poderá ser prorrogado, visto que há disposição legal que proíbe a continuidade dos contratos após o seu vencimento. Essa prorrogação não ocorreu porque as entidades representativas do setor produtivo paranaense, através do G7, de forma especial a OCEPAR e a FIEP, se posicionaram firmemente contra essa possibilidade e que resultou em aprovação de emenda específica apresentada pelo presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, deputado Sérgio Souza.

A população aguarda com ansiedade por mudanças substanciais no novo modelo de concessão, com destaque para redução de tarifas e a realização de novos investimentos em duplicações, modernização das estruturas viárias, maior segurança e total transparência em todo o processo, em especial na elaboração e cumprimento dos contratos por parte das concessionárias vencedoras.

As diversas audiências públicas realizadas nos últimos meses confirmam que a população do Paraná não aceita o modelo atual, extremamente oneroso e ineficaze. A solução passa pela definição de um novo modelo de concessão rodoviária, visto que tanto o Governo Federal quanto o Governo Estadual não possuem orçamento próprio para investir em duplicação e modernização das principais rodovias no Paraná.

A concessão das principais rodovias federais e estaduais de forma conjunta numa única licitação, se bem planejada, pode ser uma estratégia importante para viabilizar as melhorias necessárias e a ampliação do modelo de concessão e de integração rodoviário no Paraná, objeto de leilão público até novembro de 2021.

No início de abril, o G7, constituído pela OCEPAR/FECOOPAR, FACIAP, FIEP, FECOMÉRCIO, FETRANSPAR, FAEP, ACP – também pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e o Movimento Pró-Paraná, entregou um documento ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, com as seguintes sugestões do setor produtivo:

1. Que o modelo de licitação da concessão seja pela menor tarifa, sem limite de desconto:

2. Que haja garantia adicional, por meio de depósito caução, proporcional aos investimentos demandados, que garanta a execução das obras;

3. Que a adequação da tarifa somente ocorra após a realização dos investimentos, em especial após a conclusão das duplicações das pistas, compatível com os valores efetivamente investidos;

4. Que se garanta total transparência no processo, antes, durante, após a licitação e ao longo dos 30 anos de concessão, com formação de comitês por lote e um comitê estadual, com participação ativa de usuários, do poder público e da sociedade civil organizada, amparados por auditorias externas internacionais;

5. Que se estabeleça Fóruns de Arbitragem e Mediação, para dirimir qualquer dúvida em relação aos contratos e a conformidade de serviços e investimentos previstos e realizados;

6. Que o Governo Federal proceda desoneração do PIS/Cofins das tarifas cobradas dos usuários, visto que são serviços públicos de responsabilidade governamental, realizados, temporariamente, por delegação pública, mediante licitações.

Além dessas sugestões, ressaltamos a necessidade de ajustes específicos em cada lote, conforme propostas apresentadas como contribuições das audiências públicas, expressas diretamente no site da ANTT.

A acolhida dessas sugestões por parte do Governo Federal e Estadual é fundamental para a viabilização do modelo proposto, de forma a garantir competitividade da nossa economia e consequente geração de novas oportunidades de desenvolvimento ao Paraná.

Autor: José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar.

Publicidade
domsegterquaquisexsáb
     12
24252627282930
       
2930     
       
28293031   
       
282930    
       
     12
31      
    123
2526272829  
       
28293031   
       
     12
31      
   1234
2627282930  
       
293031    
       
     12
       
      1
3031     
      1
30      
   1234
262728    
       
  12345
2728     
       
28      
       
      1
       
     12
2425262728  
       
      1
3031     
     12
24252627282930
       
  12345
2728293031  
       
2930     
       
    123
25262728293031
       
    123
18192021222324
25262728   
       
 123456
78910111213
21222324252627
28293031   
       
     12
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
       
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
       
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
       
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
       
      1
9101112131415
23242526272829
3031     
    123
252627282930 
       
 123456
14151617181920
21222324252627
28293031   
       
      1
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
   1234
567891011
       
   1234
12131415161718
19202122232425
262728    
       
293031    
       
    123
11121314151617
       
  12345
13141516171819
27282930   
       
      1
23242526272829
3031     
    123
18192021222324
252627282930 
       
28293031   
       
   1234
567891011
       
     12
3456789
17181920212223