Com a mudança no calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde com objetivo de aumentar a proteção imunológica da população, reduzindo os números de casos das doenças combatidas pelas vacinas HPV, Meningocócica C, Tríplice Viral e Varicela, Hepatite A e a dTpa (vacina adsorvida difte
ria, tétano e pertussis tipo adulto), as vacinas já estão a disposição do público que será beneficiado com as vacinas.
A enfermeira da epidemiológica, Lilian Ohara, destaca que para a população as mudanças serão muito melhores, pois tiveram a sua área de ação ampliada e mais pessoas serão beneficiadas com as importantes vacinas que estarão sendo realizada em todas as unidades de saúde do município, devendo levar a carterinha de vacinação.
HPV QUADRIVALENTE. Com as alterações, a HPV quadrivalente será aplicada nos adolescentes do sexo masculino com idades entre 12 e 13 anos. Até 2020 será ampliada gradativamente meninos de nove e 13 anos, bem como meninas de nove a 14 anos e os homens de 14 a 26 vivendo com HIV/Aids.
MENINGOCÓCICA C. A partir deste ano, a vacina Meningocócica C será administrada para adolescentes de 12 a 13 anos, sendo gradativamente ampliada até 2020, incluindo crianças e adolescentes entre 9 e 13 anos.
TRÍPLICE VIRAL. Agora, serão disponibilizadas duas doses da vacina tríplice viral para pessoas de 12 meses de vida até os 29 anos de idade, além de uma dose da vacina varicela para crianças até quatro anos.
HEPATITE A. Crianças até quatro anos de idade devem ser imunizadas contra a Hepatite A, que é transmitida por alimentos e água contaminadas.
DTPA (DIFTERIA, TÉTANO E PERTUSSIS TIPO ADULTO). Gestantes a partir da 20ª semana de gravidez deverão receber a vacina dTpa para que seja garantida a proteção dos bebês contra coqueluche. As mulheres que não se vacinaram durante a gravidez e que estejam em puerpério devem tomar a vacina o mais rápido possível.