Publicidade
Publicidade

Notícias / Geral PR-323: pistas duplas, viadutos e marginais vão unificar Umuarama e solucionar tráfego no Trevo Gauchão

sexta-feira, 25 fevereiro de 2022.

Obra prevê a duplicação de 4,4 quilômetros de rodovia dentro do perímetro urbano, dois novos viadutos que vão substituir o antigo Trevo Gauchão e uma terceira interseção em desnível, no acesso a Mariluz. O investimento do Governo do Estado é de R$ 66,1 milhões

Obras contorno de Umuarama. Foto: Gilson Abreu/AEN

Não é necessário mais que 20 minutos na região do Trevo Gauchão, em Umuarama, para ver o caos se instalar. O local é um ponto de encontro desordenado de caminhões, ônibus, carros, motos, bicicletas, ambulantes e pedestres. Tudo junto e misturado, no perímetro urbano da PR-323, a principal artéria do Noroeste do Paraná. Desorganização que fica ainda mais apurada em momentos críticos do dia, como o início da manhã, o horário do almoço e a volta para casa, antes do anoitecer.

A rotina transforma o ir e vir da diarista Rosa Ferreira Santana em um jogo de obstáculos. Munida da inseparável bicicleta barra forte, ela precisa vencer mais de 5 quilômetros todos os dias para chegar às residências em que faz a limpeza, uma travessia entre duas Umuaramas separadas pela rodovia. “Olha, é muito perigoso, ainda mais com esse trânsito em que os ciclistas não são respeitados”, diz, enquanto recupera o fôlego após uma longa subida em que optou por descer da bicicleta “para não cansar mais as pernas”.

Há, porém, muitos motivos para a dona Rosa acreditar que tudo vai melhorar. Umuarama está prestes a ser unificada. Em meio à duplicação da PR-323, em todos os 4,4 quilômetros do perímetro urbano da cidade, dois novos viadutos vão substituir o antigo trevo, ligando as pontas do município com mais segurança, comodidade e racionalidade. Uma terceira interseção em desnível também está prevista para o trecho, no acesso a Mariluz, no entroncamento com a PR-468.

A modernização vai atualizar uma estrutura projetada nos anos de 1980 e que, como bem sabe a dona Rosa, já não comporta mais o tráfego na região. O investimento do Governo do Estado é de R$ 66,1 milhões. “A PR-323 é um dos maiores eixos rodoviários do Paraná, e que já deveria ter sido duplicada há muito tempo para ampliar a sua capacidade de trafegabilidade e trazer mais segurança aos motoristas e moradores. Desde o início da gestão nos comprometemos com a modernização dessa rodovia, é um sonho que aos poucos vai se realizando”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“E em Umuarama vai significar mais segurança e qualidade de vida para quem precisa passar por aquela região diariamente. Buscamos, assim, melhorar e facilitar a vida das pessoas”, completa.

A construção atingiu em fevereiro 43% de conclusão, com término previsto para novembro deste ano. O investimento, reforça o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, vai resolver também o principal gargalo logístico para quem chega ao município por Guaíra (vindo do Paraguai ou do Mato Grosso do Sul) ou de Maringá e Cianorte. “Estamos diante de uma das obras mais importantes do Estado. Um investimento de mais de R$ 60 milhões que trará mais segurança e mobilidade a todos que moram e trafegam pela PR-323”, ressalta.

“É uma obra muito esperada pela população de Umuarama, que reforça a parceria que o Governo do Estado tem com os municípios”, diz o prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel.

COMPLEXO INDUSTRIAL. A região conta, ainda, com um importante complexo industrial. As melhorias vão beneficiar as empresas e os trabalhadores locais, além de melhorar a segurança e agilidade do tráfego.

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) é um distrito industrial onde empresas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial (não são obrigadas a converter em reais as divisas obtidas nas exportações) e têm procedimentos administrativos simplificados.

“Olha, não sei nem dizer como vai ajudar. Para a gente que depende da rodovia, é uma vida de cachorro, fica tudo parado. Mas quando estiver pronta vai ficar filé”, conta o caminhoneiro Aparecido José dos Santos, que semanalmente passa por Umuarama com uma carga de sofás para despachar em São Paulo e no Rio de Janeiro.

“Vai facilitar muito a minha vida”, emenda a atendente Cristiane Peres, enquanto ajeita cuidadosamente um sem número de utensílios para a cozinha e churrasqueira que vende uma banca à margem da PR-323, já dentro de Umuarama.

OBRA. Localizado a poucos metros do Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho e do Parque Industrial, o Trevo do Gauchão vai dar lugar a um viaduto de duas alças. Também está em andamento a duplicação da PR-323 até o trevo de acesso a Mariluz.

Na altura do trevo, no km 300, a rodovia será rebaixada de 7 a 8 metros, preservando o alinhamento e os acessos dos empreendimentos que ficam nas margens, e fazendo com que as trincheiras de acesso passem por cima da rodovia.

No trevo de acesso à Mariluz (PR-468) haverá outro viaduto para dar maior mobilidade de retorno para os veículos. Diferente do acesso ao Gauchão, nesse ponto, o chamado km 304, a PR-323 passará por cima da obra da trincheira, possibilitando que as marginais fiquem no nível atual.

No trecho de 4,4 quilômetros haverá a duplicação e vias marginais. Após a trincheira no acesso a Mariluz a obra segue por uma extensão de 700 metros, com encerramento previsto para o km 304,1 da PR-323.

Essa duplicação será efetivada pelo alargamento da pista existente, o que minimiza o impacto às propriedades lindeiras e os custos com desapropriações. As vias marginais foram dispostas de forma a expandir e complementar as laterais. Elas terão como finalidade separar o tráfego local para o de longa distância, permitindo o disciplinamento dos pontos de ingresso e egresso da rodovia. Ao longo do trecho estão previstas diversas agulhas de entrada/saída.

Fonte: Agência de Notícias do Estado.

Publicidade
domsegterquaquisexsáb
     12
24252627282930
       
2930     
       
28293031   
       
282930    
       
     12
31      
    123
2526272829  
       
28293031   
       
     12
31      
   1234
2627282930  
       
293031    
       
     12
       
      1
3031     
      1
30      
   1234
262728    
       
  12345
2728     
       
28      
       
      1
       
     12
2425262728  
       
      1
3031     
     12
24252627282930
       
  12345
2728293031  
       
2930     
       
    123
25262728293031
       
    123
18192021222324
25262728   
       
 123456
78910111213
21222324252627
28293031   
       
     12
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
       
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
       
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
       
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
       
      1
9101112131415
23242526272829
3031     
    123
252627282930 
       
 123456
14151617181920
21222324252627
28293031   
       
      1
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
   1234
567891011
       
   1234
12131415161718
19202122232425
262728    
       
293031    
       
    123
11121314151617
       
  12345
13141516171819
27282930   
       
      1
23242526272829
3031     
    123
18192021222324
252627282930 
       
28293031   
       
   1234
567891011
       
     12
3456789
17181920212223