Publicidade
Publicidade

Notícias / Geral PR-323 recebe serviços de conservação entre Cianorte e Umuarama

quinta-feira, 16 setembro de 2021.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) está realizando melhorias em 79,45 quilômetros da PR-323, entre Cianorte e Umuarama, na região Noroeste do Estado. São serviços de remendos, microrrevestimento, melhorias no sistema de drenagem e sinalização horizontal, garantindo mais segurança e conforto para os usuários.

CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Além de Cianorte e Umuarama, as melhorias vão passar pelas cidades de Tapejara e Cruzeiro do Oeste, beneficiando mais de 235 mil habitantes, e todos os condutores e passageiros do tráfego de longa distância que cruzam a PR-323.

“Com mais essas melhorias, temos frentes de trabalho atuando em cinco pontos diferentes da PR-323, somente no trecho entre Maringá e Iporã. São as duplicações em Doutor Camargo e Umuarama, o novo viaduto em Água Boa, distrito de Paiçandu, e os 24 quilômetros de novas terceiras faixas em segmentos críticos. Mais de R$ 200 milhões em investimentos para o Noroeste do Paraná, melhorando e modernizando o principal corredor logístico da região”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
O trecho está contemplado no lote 11 do programa Conservação e Recuperação com Melhorias do Estado do Pavimento (Cremep) do DER/PR, tendo início no km 215,47, em Cianorte, no entroncamento com a PR-082 e a Avenida Paraíba, e seguindo até o km 294,92, em Umuarama, no início da pista duplicada. Os serviços devem prosseguir até maio do ano que vem, e tem um investimento estimado de R$ 10 milhões.

CONSERVAÇÃO – O programa do DER/PR inicia as melhorias no pavimento pela execução de remendos superficiais e remendos profundos, de acordo com a necessidade. Os remendos profundos resolvem problemas na base ou sub-base do pavimento, enquanto os remendos superficiais substituem o revestimento danificado da pista.

Na sequência, será executado o microrrevestimento, em que uma mistura asfáltica a frio é aplicada sobre o pavimento após serem sanadas as patologias existentes, tendo função preventiva contra o desgaste natural e ação do clima, bem como melhora da aderência dos pneus à pista. No caso deste trecho da PR-323, essa camada varia entre 8 milímetros a 1,6 centímetro.

O Cremep prevê também serviços de drenagem longitudinal ou transversal, para rebaixar águas subterrâneas que poderiam danificar a base ou sub-base do pavimento, e o desconfinamento lateral de bordo, em que é removida uma camada superficial de solo ao lado da pista, facilitando o escoamento de água e preservando as condições da rodovia.

Após essas intervenções é realizada a sinalização horizontal do trecho, com pintura de linhas e faixas no eixo e bordos da pista.

O lote 11 do Cremep atende 400,89 quilômetros de rodovias, incluindo trechos em Campo Mourão, Nova Cantu e Mariluz. O investimento somente neste lote é de R$ 68,2 milhões.

TRABALHO – A equipe de trabalho permanece diariamente na rodovia das 9h às 17h30. O trânsito fica em meia pista no local, que conta com toda a sinalização temporária necessária para alertar e orientar os condutores, que devem seguir com cautela redobrada em pontos com obras.

Entenda como vai funcionar o novo modelo de concessão de rodovias
CONCESSÃO – Está previsto no novo programa de concessões rodoviárias, sendo elaborado pelo governo federal, a inclusão das rodovias entre Maringá e Guaíra, prevendo trechos da PR-323, PRC-272 e BR-272. Entre os investimentos planejados está a conclusão da duplicação de todo o trecho entre os dois municípios, ainda nos primeiros dez anos de vigência do contrato, aumentando a segurança e o potencial de desenvolvimento da região.

“Enquanto os editais das novas concessões estão tramitando, o DER/PR permanece realizando serviços de conservação para atender aos usuários da PR-323, bem como executando as obras de duplicação e ampliação da capacidade do trecho. Garantimos mais segurança ao usuário e não permitimos que a rodovia vá a leilão sucateada”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.

As obras serão retiradas da lista de investimentos previstos na concessão, abrindo a possibilidade para negociar redução tarifária ou a inclusão de outras obras no contrato.

Publicidade
domsegterquaquisexsáb
     12
17181920212223
24252627282930
       
2930     
       
28293031   
       
282930    
       
     12
31      
    123
2526272829  
       
28293031   
       
     12
31      
   1234
2627282930  
       
293031    
       
     12
       
      1
3031     
      1
30      
   1234
262728    
       
  12345
2728     
       
28      
       
      1
       
     12
2425262728  
       
      1
3031     
     12
24252627282930
       
  12345
2728293031  
       
2930     
       
    123
25262728293031
       
    123
18192021222324
25262728   
       
 123456
78910111213
21222324252627
28293031   
       
     12
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
       
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
       
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
       
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
       
      1
9101112131415
23242526272829
3031     
    123
252627282930 
       
 123456
14151617181920
21222324252627
28293031   
       
      1
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
   1234
567891011
       
   1234
12131415161718
19202122232425
262728    
       
293031    
       
    123
11121314151617
       
  12345
13141516171819
27282930   
       
      1
23242526272829
3031     
    123
18192021222324
252627282930 
       
28293031   
       
   1234
567891011
       
     12
3456789
17181920212223