A partir de agosto, todas as antenas parabólicas de TV vão precisar ser trocadas por uma antena parabólica digital para continuar a receber sinal dos canais abertos. O prazo final para a substituição das antenas parabólicas tradicionais pela versão digital é em agosto.
Quem assiste à TV aberta por meio de uma antena parabólica tradicional, do modelo mais antigo, vai ter que substituir por outra para não perder o sinal. E, em muitos casos, essa troca é de graça. A expansão da tecnologia 5G no Brasil afetou o funcionamento de milhares de antenas parabólicas pelo país. Esses equipamentos operam em uma frequência semelhante à que a internet de quinta geração usa e, por isso, os sinais da TV aberta recebidos pelas parabólicas acabam sofrendo interferência.
Kit antena digital gratuita pelo governo
Quem está inscrito no CadÚnico têm direito a receber um kit de antena parabólica digital grátis. Este kit inclui a antena digital, o receptor do sinal e os cabos necessários para a instalação. O objetivo é garantir que todos possam continuar a ter acesso à TV aberta com qualidade, sem custos adicionais.
Cadastro pelo “siga antenado”
Para receber o kit de antena digital gratuita, é necessário realizar o cadastro no site www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800-729-2404.
No site, o cadastro pode ser feito seguindo os passos abaixo.
- Acesse o site Siga Antenado (https://www.sigaantenado.com.br)
- Clique na opção de cadastro
- Insira seus dados pessoais, como CPF e NIS, e o endereço
- Verifique se você atende os requisitos para ter a antena parabólica digital gratuita
- Aguarde a confirmação e, em caso positivo, selecione a data para a instalação
O processo é simples e rápido, e a instalação também é gratuita para quem tem direito ao benefício social.