Durante estada em Curitiba na última semana a prefeita Suely Alves em audiência com presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira de Oliveira e o Superintendente Estadual, Robson Gonçalves Sanches, recebeu do presidente da Funasa, o projeto de engenharia para implantação do sistema de esgotamento sanitário no município de Rancho Alegre.
O projeto foi elaborado pela empresa Prosejan Engenharia Consultiva com recursos da Funasa.
De acordo com a prefeita, com projeto elaborado e aprovado pela Funasa, o município terá condições de buscar recursos nas esferas federal e estadual para a implantação do sistema de esgotamento sanitário destinado ao tratamento de esgotos sanitários urbano.
PROJETO. A Funasa, por meio do Departamento de Engenharia de Saúde Pública, financia a implantação, de sistemas de esgotamento sanitário nos municípios com população de até 50.000 habitantes.
Esta ação tem como objetivo fomentar a implantação de sistemas de coleta, tratamento e destino final de esgotos sanitários visando o controle de doenças e outros agravos, assim como contribuir para a redução da morbimortalidade provocada por doenças de veiculação hídrica e para o aumento da expectativa de vida e da melhoria na qualidade de vida da população.
Nesta ação, são financiadas a execução de serviços tais como rede coletora de esgotos, interceptores, estação elevatória de esgoto, estação de tratamento de esgoto, emissários, ligações domiciliares, etc.
Os projetos de esgotamento sanitário deverão seguir as orientações técnicas contidas no manual Apresentação de Projetos de Sistemas de Esgotamento Sanitário , disponível na página da Funasa na Internet, clique aqui para visualizar.