A missão internacional liderada pelo governador Ratinho Junior no Canadá começou com reuniões com representantes do governo da província de Quebec para buscar novas parcerias nas áreas de tecnologia, sustentabilidade e energia renovável.
O prefeito Betinho Lima, juntamente com Ratinho Junior se reuniram com Christopher Skeete, ministro-delegado da Economia, e com Jean Lemire, emissário para Mudanças Climáticas do Ministério das Relações Internacionais e da Francofonia de Quebec.
“Queremos abrir portas com o governo de Quebec para apresentar os produtos paranaenses, estreitando a parceria comercial entre os dois estados, além de levar ao Paraná as tecnologias que são desenvolvidas no Canadá, que é referência na área”, disse o governador.
Uma delas diz respeito à energia renovável, área em que o Paraná se destaca na produção. Maior gerador de energia hidrelétrica do Brasil, o Estado investe também em fontes alternativas, como a fotovoltaica e biogás, e busca ser um polo de hidrogênio verde no País. Para isso, estamos incentivando o uso de fontes renováveis na agricultura, financiando com juros reduzidos projetos de autogeração de energia solar e por biogás, por meio do Banco do Agricultor”, salientou Ratinho Junior.
Skeete destacou que o Quebec tem muitas similaridades com o Paraná, principalmente na agricultura e nas diretrizes socioambientais. A província canadense está definindo novas estratégias para a área, com foco na redução das emissões de gás carbônico.
MISSÃO INTERNACIONAL – A missão internacional continua nesta sexta-feira (21) no Canadá com encontros em um escritório da ONU e com empresários locais. Na semana que vem o governador vai para o estado de Iowa, um dos principais produtores agrícolas dos Estados Unidos.
PRESENÇAS – Também acompanharam as reuniões os diretores-presidentes da Invest Paraná, Eduardo Bekin; do IAT, Everton Souza; e da Ceasa-PR, Éder Bublitz; e o prefeito de Goioerê, Betinho Lima.