Na noite de sexta-feira, dia 9 de fevereiro, o prefeito Tauillo Tezelli, de Campo Mourão, anunciou a intervenção municipal na Santa Casa da cidade, pelo período de 12 meses. O ex-secretário da Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, foi nomeado como interventor na instituição. Santos atualmente ocupa o cargo de coordenador geral da prefeitura.
O decreto também estabelece a formação de uma “comissão consultiva”, composta por Arno Ferrari, Márcio Rogério de Abreu e o prefeito de Moreira Sales, Rafael Bolacha, que preside o Cis-Comcam (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão).
A decisão de intervir na Santa Casa contou com o apoio dos gestores dos municípios vizinhos que utilizam os serviços do hospital. A medida foi tomada após a direção da instituição comunicar a interrupção de atendimentos e cobrar repasses de recursos considerados inadequados pelos municípios.
O prefeito Tauillo destacou que a intervenção foi necessária para evitar um risco iminente à saúde da população de Campo Mourão e região. Entre as atribuições da comissão interventora, está a elaboração de um diagnóstico da situação operacional, financeira-econômica e de gestão da entidade, além de regularizar os serviços de atendimento de urgência, emergência e plantões de 24 horas.
O decreto prevê que a comissão interventora deverá apresentar relatórios ao Ministério Público, à Secretaria Municipal de Saúde, ao Conselho Municipal de Saúde e ao Poder Legislativo Municipal sobre suas atividades e a situação apurada na instituição.
Essa intervenção busca garantir a continuidade dos serviços de saúde local e proporcionar uma gestão eficiente e transparente na Santa Casa de Campo Mourão.