Prefeitos e secretários de saúde dos 25 municípios da Comcam assinaram nesta terça-feira, 23, a adesão ao programa PlanificaSUS, que tem por objetivo a humanização no atendimento aos usuários do SUS, através da qualificação permanente, que permite desenvolver habilidades e competências dos profissionais que atuam na atenção à saúde.
Clique aqui e receba as notícias de Goioerê e região em primeira mão
A assinatura aconteceu durante evento que contou com as presenças da diretora de atenção e vigilância em saúde do Governo do Estado e coordenadora do PlanificaSUS Paraná, Maria Goretti Lopes, o diretor da 11º Regional de Saúde, Eurivelton Vagner Siqueira, o presidente do CISCOMCAM e prefeito de Moreira Sales. Rafael Bolacha, o presidente da COMCAM e prefeito de Araruna. Leandro Cesar de Oliveira, prefeitos e secretários de saúde.
De Goioerê, esteve presente a secretária de Saúde, Gabriela Martins, os prefeito Aristeu Ceniz, (Rancho Alegre), Akio Abe (Quarto Centenário), Ismael Desanoski (Janiópolis), Joel Buscariol (Boa Esperança), e, Joelma Demenek (Juranda). O evento aconteceu no auditório do Teatro Municipal de Campo Mourão com a realização de um workshop e apresentação do programa PlanificaSUS.
O presidente da CISCOMCAM, Rafael Bolacha, destacou que “o alinhamento de toda a tenção primária em saúde visa fortalecer todo o atendimento na área pós a pandemia. E o nosso consórcio de saúde se colocou a disposição para que a rede de atenção básica tenha todas as condições de priorizar e melhorar o atendimento junto a nossa população da região atendida pelo CISCOMCAM”, frisou o prefeito de Moreira Sales.
PLANIFICASUS: O projeto teve inicio no Paraná em 2019 na 4ª Regional de Saúde de Irati, e a região obteve o melhor resultado dentre todas as regiões no Brasil. Sendo aplicado em forma de um processo de educação permanente que permite desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários SUS.
O projeto tem como objetivo principal organizar os macroprocessos da APS (Atenção Primária à Saúde) e da AAE (Atenção Ambulatorial Especializada) integrando-os como continuidade do cuidado nas RAS (Redes de Atenção à Saúde) com vistas a responder as necessidades e expectativas da população.