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Notícias / Geral Prefeitos fazem apelo ao presidente contra praça de pedágio na Rodovia BR-467

terça-feira, 17 agosto de 2021.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O novo modelo de pedágio proposto para as rodovias paranaenses têm dado o que falar e principalmente a nova praça na Rodovia BR-467, no trecho entre Toledo e Cascavel. Pensando nisso, o prefeito de Toledo, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (MDB), o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), e demais lideranças da região estiveram reunidos na Prefeitura de Cascavel na noite desta segunda-feira, 16.

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Na ocasião, os prefeitos e demais autoridades apelaram ao presidente, Jair Messias Bolsonaro (Sem partido), para a não implantação da praça de pedágio entre Toledo e Cascavel. Em um vídeo divulgado pelas prefeituras dos dois municípios, os prefeitos pediram a revisão da decisão proposta no novo modelo de pedágio.

O primeiro a falar foi o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, que apelou em nome das autoridades presentes e também das lideranças sindicais da região. “A praça de pedágio entre Toledo e Cascavel é uma praça que nós queremos pedir a sua sensibilidade. Não é apenas um pedido, nós temos justificativas para que essa praça não seja instalada. Nós estamos aqui, Cascavel e Toledo, que tem os maiores VBPs (Valor Bruto da produção Agropecuária) do Paraná, as maiores produções, indústria, comércio, tudo o que temos nessa região. Então com muito respeito, quero que o senhor nos receba em Brasília para tratarmos desse tema”, disse Paranhos, em fala direcionada ao presidente Bolsonaro.


O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, foi na mesma linha e destacou as potencialidades das duas cidades que poderão ser prejudicadas com a nova praça de pedágio. “Nós temos uma avenida de 40 quilômetros. Uma avenida que entrelaça os dois municípios por amizade, mas por serviços e pelo setor acadêmico, universidades 10 em Toledo e outras tantas em Cascavel, e o agronegócio que é fundamental para a nossa produção. Então, nós pedimos ao senhor que se sensibilize com esse pedido, pois a região está imbuída em contribuir com o Brasil através de notícias boas e produção, mas nós precisamos que não seja implantada a praça de pedágio entre Toledo e Cascavel”, apelou Lunitti.

O vídeo em questão com as falas dos dois gestores municipais foi encaminhado ao presidente da república como uma forma de pedir pela não implantação dessa praça de pedágio. Uma das entidades que compõem o grupo e que participa das tratativas é a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT). A Associação entende que a nova praça não irá trazer qualquer benefício a Toledo, Cascavel, e a região Oeste como um todo, visto que o projeto de concessão das rodovias do Paraná, apresentado pelo Ministério da Infraestrutura, não contemplará obras em nenhuma das duas cidades.

Viagem a Brasília

Os prefeitos, vereadores e demais lideranças também planejam a ida de uma comitiva a Brasília-DF, com a finalidade de tratar do tema. A ideia é conversar com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para apresentar os argumentos e dados da região, que ratificam o quão prejudicial é a instalação desta praça de pedágio. Outra intenção é que a comitiva também seja recebida pelo presidente Jair Bolsonaro.

Novo modelo

A funcionalidade do novo modelo de pedágio foi apresentada na última quarta-feira, 11, pelo ministro da Infraestrutura do Governo Bolsonaro, Tarcísio Gomes de Freitas, e pelo governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD).

Foto: Divulgação – Prefeitura de Cascavel 

Ao todo serão seis lotes de rodovias, totalizando 3.368 quilômetros. O pacote é dividido entre 65,00% de rodovias federais e 35,00% de estradas estaduais. Os investimentos devem ser na casa de R$ 44 bilhões em obras e quase 1.800 quilômetros de obras de duplicação.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior, informou que o desconto em relação às tarifas atuais deverá girar entre 40,00 e 50,00%. Isso depende da disputa entre as concessionárias no leilão.

No momento, a proposta está passando por ajustes junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). Esse é o estágio final antes de avançar para leilão na Bolsa de Valores (B3). A expectativa é de que o pregão ocorra no primeiro semestre de 2022. O novo contrato terá duração de 30 anos, enquanto o atual tem encerramento no dia 27 de novembro de 2021.

O valor da tarifa para a praça de pedágio entre Toledo e Cascavel será de R$ 07,56, mas depois de sete anos, quando estão previstas a conclusão das obras e duplicações em outras rodovias do contrato, os valores tarifários poderão sofrer reajustes de até 40,00%. Com isso a tarifa poderia subir para R$ 10,58, no entanto a concessionária vencedora do pregão ainda teria 23 anos de contrato.

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