O prefeito Pedro Coelho juntamente com a diretora da Vigilância Sanitária, Ana Flavia Costa se reuniram com a imprensa na manhã desta sexta-feira, 31, quando apresentaram o resultado da análise da água de Goioerê que não acusou nenhum tipo de contaminação de agrotóxico, para os 27 itens que foram analisados. Participaram da reunião o presidente do Observatório Social de Goioerê, Nevair Padovin e da Sanepar de Campo Mourão, Luiz Ribeiro e Cristóvão Macena.
A análise foi realizada pelo Laboratório Eurofins atendendo determinação do Ministério Público que havia recebido do vereador Jacy da Silva, oficio solicitando a análise da água para verificar a veracidade de informações que davam conta de que a água potável de Goioerê estava contaminada com 27 pesticidas.
De acordo com o laudo fornecido pelo Laboratório, a água examinada estava dentro dos parâmetros da normalidade. O coordenador da Sanepar de Campo Mourão, Luiz Ribeiro disse na reunião que “não estamos ocultando informações” –ao afirmar que a Sanepar dispõe dos melhores equipamentos para o controle de qualidade de sua água.
Da mesma forma, a diretora da Vigilância Sanitária, Ana Flavia Costa, disse que o resultado não era nenhuma surpresa, pois realiza semestralmente teste para acompanhar a qualidade da água fornecida em Goioerê e que está sempre dentro do padrão.
POLÊMICA. Toda polêmica envolvendo a qualidade da água de Goioerê, foi motivada pela divulgação de uma análise feita pelo Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da água para Consumo Humano) dando conta de água de Goioerê apresentava 27 pesticidas. E embasado nesta matéria, o vereador Jacy da Silva solicitou quer o Ministério Público cobrasse da administração uma análise da água para comprovar se era verdade aquela informação.
O resultado da análise mostrou que neste momento a água de Goioerê está dentro da normalidade.