Com o fim da quarentena restritiva em 7 regiões do Paraná, a Prefeitura de Cascavel, no oeste do Estado, publicou um novo decreto, que passa a valer a partir desta quarta-feira (15). Uma das decisões, que chama atenção no decreto, é de que podem ser feitas festas, mas com limite de até 100 pessoas.
Segundo o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, a decisão foi tomada para que eventos clandestinos, sem controle das medidas sanitárias, sejam evitados.
Entre as outras medidas está a de que o transporte coletivo funcione de segunda-feira a sábado, das cinco horas da manhã até às nove horas da noite, sem restrição de público. Os veículos vão rodar com 50% da capacidade de passageiros. Aos domingos e feriados, os ônibus não vão funcionar. Em relação às medidas sanitárias, todas continuam valendo para evitar a propagação do coronavírus. É obrigatório o uso de máscara para todo o usuário do transporte coletivo; também são recomendados o distanciamento social e o uso de álcool em gel.
Além disso, o decreto também prevê que estabelecimentos, como shoppings, comércio em geral, restaurantes e academias, possam voltar a funcionar. Fica proibido o uso de parques infantis; zoológico; academias ao ar livre; casas noturnas; e eventos em condomínios. Para as casas de festas e eventos, o decreto municipal determina que além de todas as medidas sanitárias, há recomendação para que crianças de até 12 anos e pessoas do grupo de risco não participem.
A duração dos eventos deve ser de no máximo três horas; as filas e espaços devem ser demarcados para manutenção do distanciamento social; e as casas vão poder realizar dois eventos por semana. Os estabelecimentos com capacidade de até 50 pessoas, podem fazer festas para 25 pessoas, os com capacidade de até 250 pessoas, podem ter lotação de no máximo 40% e aqueles com capacidade superior a 250 pessoas poderão receber no máximo 100 pessoas. (bandnews)