Duas importantes ferramentas para fomentar o comércio local serão lançados nesta quarta-feira, 6, em Goioerê. São eles: o Programa Compro Daqui, que em comum tem como proposta incentivar licitado e aumento na participação de microempresas e pequenas e micro empreendedores do município.COMPRO DAQUI
O programa “Compro Daqui” foi instituído através do trabalho das Secretarias de Compras e Indústria e Comércio, dentro da Lei Geral do Município, e já vem rendendo frutos.
De acordo com a secretária de Indústria e Comércio, Regina Cruz, é um Programa que será lançado oficialmente nesta quarta, já teve várias ações desde o ano de 2017 e que neste ano o município começou efetivamente a colher os frutos deste trabalho que tem como objetivo incentivar as empresas locais a participarem das licitações, fazendo com que os recursos investidos possam girar dentro do município e fortalecendo as empresas vencedoras.
Um dos exemplos citados pela secretária é a recente licitação envolvendo a compra de material escolar e uniformes foram vencidas por empresas de Goioerê.
Regina explica que para chegar a este resultado, neste ano houve duas importantes conquistas. Uma foi conceder 10% sobre o valor licitado para as empresas locais, e o outro foi a criação do Decreto que regulamente o Programa Compro Daqui, que busca facilitar o acesso as informações sobre as licitações abertas pela administração pública e incentivar outros órgãos públicos a fazer o mesmo.
O Programa Compro Daqui tem a parceria do Sebrae, Associação Comercial, Observatório Social e a Câmara Municipal.
ESCRITÓRIO DE COMPRAS
No mesmo evento acontecerá o lançamento do Escritório de Compras do Sebrae em Goioerê, que será mais uma ferramenta para impulsionar a participação de empresas de micro e pequeno porte e microempreendedores individuais em licitações públicas.
O escritório vai funcionar anexo a Secretaria e que o Sebrae irá disponibilizar um portal onde as empresas serão cadastradas pelos seus ramos de atuação, e assim só receberão as informações de licitações referentes as suas áreas.
Através do escritório será possível divulgar editais e processos licitatórios de órgãos públicos, como também cadastrar empresas interessadas em fornecer seus produtos ou serviços para entidades.