O setor de fiscalização da Prefeitura de Goioerê intensificou a fiscalização em terrenos baldios devido à alta demanda de denúncias de terrenos com mato e lixo.
De acordo com o Código de Postura do município, o proprietário ou ocupante é responsável perante a Prefeitura Municipal pela conservação, manutenção e asseio da edificação, quintais, jardins, pátios e terrenos, em perfeitas condições de higiene, de modo a não comprometer a saúde pública. O setor de fiscalização alerta que a infração pode acarretar em multa correspondente ao valor de uma a dez URM, (o valor da URM é de R$ 235,58).
Segundo o agente fiscal, Junior Paz, as denuncias podem ser feitas no setor de fiscalização da Prefeitura ou por meio de telefone: 3521-8900.
Terrenos baldios com mato podem gerar diversos transtornos. Entre eles:
Acúmulo de lixo. Muitos terrenos acabam virando depósito de lixo, o que é um absurdo em termos higiênico e sanitários.
Mato alto. O mato alto é outro problema comum, especialmente no período do verão onde as muitas chuvas contribuem para o crescimento das plantas e ervas daninha.
Animais peçonhentos. Com a sujeira, mato alto e a falta de higiene é comum aparecerem os animais peçonhentos, moscas e outros tipos de animais que podem transmitir doenças como o mosquito da dengue (se houver objetos para acúmulo de água), entre outros.
Uso indevido. Não são incomuns as pessoas usarem terrenos baldios para consumo de drogas, prática sexual e outras atividades indevidas.