Desde que anunciou as dificuldades que estava enfrentando para manter a Associação de Coletores de Goioerê em funcionamento, a coordenação da entidade vinha mantendo diálogo com a administração municipal para tentar resolver o problema.
Neste período, o coordenador da ATA, Elizeu Lemes, juntamente com os vereadores Agilson Flausino e Josá Soares e o secretário de Agricultura, Tiago Azenha, visitaram a associação de coletores de Corbélia, onde a prefeitura daquele município mantém um convênio onde o repasse é feito pela quantidade de material coletado naquele mês referente a coleta seletiva do município, o que se ocorresse com a associação em Goioerê aumentaria significativamente o repasse da Prefeitura.
E,na manhã de ontem, quinta, o prefeito se reuniu com Eliseu Lemes, a presidente da ATA, Aparecida, o presidente do Rotary, Helder Vilella e o secretário Tiago quando definiram as ações da Prefeitura para auxiliar a ATA até o final deste ano entre elas a mudança para a nova forma de contrato com a administração.
Dentro desta proposta, o prefeito Pedro Coelho explicou que neste período de eleição não poderá refazer o convênio, no entanto, darão inicio ao processo que deverá passar pela aprovação da Câmara, para que a próxima gestão inicie em janeiro com este novo formato de repasse, a exemplo de Corbélia.
A Prefeitura assumiu o trabalho da galhada que por si só já gerava uma despesa para a Associação. Eliseu explicou ao prefeito que a entrada da ATA ficou praticamente interditado com a chuva que caiu nos últimos dias. A Prefeitura assumiu o compromisso de na próxima semana, arrumar o trecho com cascalhamento para que o caminhão da ATA possa voltar a trabalhar.
A Prefeitura ainda irá auxiliar com doação de cestas básicas os colaboradores da ATA, que devido a crise tiveram as diárias reduzidas. As doações deverão acontecer a cada 15 dias e dessa forma ameniza a situação dos colaboradores. A coordenação da ATA solicitou o pagamento de mais dois funcionários, que está sendo analisado pelo Jurídico.
Segundo Eliseu, são ações que vão permitir a Associação siga até o final do ano, para que em janeiro se resolva em definitivo a situação da Associação de Coletores de Goioerê.