O reitor do Instituto Federal do Paraná, Odacir Zanatta, esteve ontem, terça, no Campus Avançado de Goioerê juntamente com uma comitiva do IFPR, para uma solenidade histórica para o Instituto, que terá a primeira inovação patenteada. Fruto de um trabalho de dois alunos do 3º anos de Informática: Jessé Pires Barbato Rocha, e José Eduardo de Souza juntamente com o professor Charles Tim Batista Garrocho.
A solenidade contou com a presença do prefeito Pedro Coelho, do vice Ernani Leite, do diretor do Campus da UEM de Goioerê, Gilson Croscato, do secretário de Educação, José Torres, do vereador e professor Guilherme Dutra e diversas lideranças da área da educação.
O ato marcou o lançamento do primeiro pedido de patente de um projeto de inovação desenvolvido no campus do IFPR de Goioerê.
Na oportunidade os alunos Jessé Pires Barbato Rocha e José Eduardo de Souza explicaram que o projeto foi iniciado em julho de 2016 com objetivo de conseguir um método de comunicação que pudesse ser utilizado, de um celular para outro, sem que estejam conectados com a internet.
“É uma evolução e o futuro 6G” – comemoram os alunos, explicando que já estão desenvolvendo o aplicativo para ser usado por qualquer pessoa e que será apresentado em breve.
O presidente da Câmara com os autores do projeto
O prefeito Pedro Coelho e o vice Ernani leite
com os alunos Jessé Pires e José Eduardo
O prefeito Pedro Coelho destacou a importância do IFPR