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Notícias / Paraná Primeiros contratos dos pedágios no Paraná foram assinados e obras de recuperação devem iniciar em breve; pedágios deverão ter preços mais baixos

quarta-feira, 31 janeiro de 2024.

Os consórcios Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro, vencedores dos leilões dos lotes 1 e 2 de estradas no Paraná, formalizaram, nesta terça-feira (30), os contratos de concessão junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Ministério dos Transportes. A cerimônia, realizada em Brasília (DF), contou com a presença do presidente Lula (PT), dos ministros Renan Filho (Transportes) e Rui Costa (Casa Civil), além do governador Ratinho Junior (PSD) e diversas autoridades nacionais e estaduais.

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Com a conclusão da assinatura, e sob a condição de que todas as obras de recuperação sejam concluídas, as empresas terão a possibilidade de retomar a cobrança nas praças de pedágio em um prazo de 30 dias. Até o momento, não foram divulgados os valores das novas tarifas, tampouco uma data oficial para o início das cobranças.

De acordo com informações do Governo Federal, as empresas planejam investir R$ 30,4 bilhões nos 19 trechos de estradas que compõem os dois lotes, beneficiando moradores de 41 municípios e abrangendo uma população de 6 milhões de habitantes.

Durante a cerimônia, o governador Ratinho Junior enfatizou que as assinaturas marcam o início de uma nova fase para a infraestrutura do Paraná, destacando a aspiração do estado em tornar-se uma central logística dada a sua posição estratégica na América do Sul.

Os dois primeiros, de um total de seis lotes que passarão a iniciativa privada, foram leiloados no ano passado e reúnem 1,1 mil quilômetros de estradas estaduais e federais, com a previsão de R$ 30,4 bilhões de investimentos ao longo de 30 anos, incluindo a duplicação de quase 700 quilômetros de duplicações. “Isso vai aumentar a capacidade de carga das nossas rodovias, trazer mais segurança para o usuário, menos risco de acidente, mais conforto na viagem e, acima de tudo, ajudando a fortalecer a infraestrutura do Brasil”, disse.

O ministro dos Transportes, Renan Filho,  salientou que, por muito tempo, a economia do Paraná foi prejudicada por contratos de pedágio com tarifas elevadas e escassez de obras. Ele destacou o leilão como um marco que reduziu em média 50% das tarifas, prometendo transformações significativas por meio de investimentos que beneficiarão grandemente o estado.

As concessões assinadas nesta terça-feira preveem a duplicação de quase 700 quilômetros de rodovias estaduais e federais de Curitiba, Região Metropolitana, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro do Estado. Além disso, os contratos também contêm a instalação de vias adicionais, viadutos, passarelas e acostamentos nos trechos.

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