A Secretaria Municipal de Educação de Moreira Sales em parceria com a COPACOL, lançou oficialmente nesta quarta-feira, 19, a aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas, que contou com a presença do prefeito Rafael Bolacha, do deputado estadual Luiz Cláudio Romanellida secretária de Educação, Eugênia Viotto, da coordenadora de projetos da Copacol, Gislaine Pontes, do presidente da Câmara, Tiago Albano entre outras lideranças além do Soldado Silva instrutor do Proerd.
O prefeito Rafael Bolacha agradeceu a parceria da Copacol que viabilizou a reativação do programa em Moreira. “É uma honra poder receber em nosso município este projeto novamente, que buscará conscientizar os alunos no combate às drogas” – destacou o prefeito Rafael Bolacha, parabenizando o trabalho realizado pela Polícia Militar em parceria com a cooperativa e Educação.
“É um programa muito importante que volta a ser implantado no município” – destacou a secretária de Educação Eugênia Viotto, falando dos objetivos do programa. “O PROERD desenvolve nos jovens estudantes, habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção”, completou.
O Proerd é um programa da Polícia Militar visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na auto condução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o PROERD também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.