Os profissionais da linha de frente da Covid nos hospitais Uopeccan, Cemil e Nossa Senhora Aparecida devem ser os primeiros a receber a vacina em Umuarama. A previsão mais otimista é que a imunização inicie na próxima quinta-feira (21), dentro do cronograma nacional.
A 12a. Regional de Saúde, com sede em Umuarama, entrou em contato com os hospitais credenciados para Covid solicitando os dados dos colaboradores que mantêm contato direto com os pacientes infectados. É o cumprimento de mais uma etapa do planejamento local e regional.
A hipótese mais provável é que a vacina seja encaminhada aos hospitais e que eles façam a aplicação. Somente depois, num intervalo de uma a duas semanas, é que os demais profissionais internos sejam inoculados, provavelmente junto com a população acima dos 75 anos, mas não há nenhuma informação oficial neste sentido.
A presidente da Regional, Viviane Herrera, disse que os servidores da área de saúde lotados nas unidades básicas, os postinhos, estão sendo capacitados para o acesso ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e que o governo paranaense trabalha com o planejamento federal.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deu prazo até o próximo domingo para autorizar ou não os pedidos de uso emergencial da vacina, feitos pela CoronaVac, parceria da China com o Instituto Butantan, de São Paulo, e pela AstraZeneca, desenvolvida com a Universidade de Oxford.
O primeiro lote pronto da AstraZeneca chegará pronto da Índia, mas a Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), com sede no Rio de Janeiro, fará a produção nacional em maior escala.
PREFEITOS. Após uma reunião com o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (14), prefeitos disseram que, de acordo com o ministro Eduardo Pazuello, a vacinação começará em todo o país na quarta-feira (20) da semana que vem, a contar da decisão positiva da Anvisa prometida para domingo. Entre os prefeitos que confirmaram a data está Ulisses Maia, de Maringá.
Porém, a data deve ser adiada para quinta (21), por causa do atraso no voo da Azul, que buscaria na Índia os 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford. Essa informação é do presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette (PSB).
“O ministro da Saúde [general Eduardo Pazuello], deu a data de 20 de janeiro para início da vacinação, mas condicionado à aprovação das vacinas AstraZeneca e CoronaVac, além da questão de logística do voo. Quando terminou a reunião, fui informado sobre o atraso no voo que sairia hoje. [Por isso], a data para início da vacinação deve ir do dia 20 para o dia 21 em todo o Brasil”, afirmou Donizette. (O Bendito)