Iniciou na manhã de hoje, quinta-feira, 22, em Goioerê a feira de serviços Paraná em Ação e o programa Justiça no Bairro, que até sábado, 24, estará ofertando diversos serviços gratuitos à população. Um dos grandes momentos será no sábado, quando 36 casais irão formalizar a união no casamento coletivo que acontecerá no ginásio de esportes do Jardim Lindóia.
Apesar da abertura oficial acontecer amanhã, sexta-feira, 23, o prefeito Betinho Lima acompanhou o inicios dos trabalhos e foi a primeira pessoa a tomar a vacina contra a gripe que está sendo realizada no local pela Secretaria Municipal de Saúde e estará disponível a toda população.
Toda estrutura do Paraná em ação e Justiça nos Bairros, dois projetos do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju) em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ-PR), está montada no Ginásio de Esportes 10 de Agosto e na rua em frente, onde se juntam aos serviços das secretarias estaduais, as ofertadas pela Prefeitura de Goioerê. O atendimento é das 9 às 17 horas.
No local a população vai encontrar confecção de documentos, inscrição em programas sociais, orientação jurídica, psicológica e socioassistencial, além de exposições e programação voltada às crianças.
Será possível se inscrever em programas estaduais como o Energia Solidária, da Copel; Água Solidária, da Sanepar; e Casa Fácil Paraná, da Cohapar, todos voltados à população de baixa renda. O CEIM (Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas), órgão vinculado à Seju, também está presente no local.
A Secretaria estadual da Fazenda (Sefa) também fará o cadastro no programa Nota Paraná, que possibilita a população a pedir o CPF na nota fiscal para receber de volta parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pago nas compras e concorrer a prêmios mensais.
Também haverá orientação socioassistencial para mulheres vítimas de violência, por meio do Ônibus Lilás, diversos serviços municipais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), da Agência do Trabalhador, entre outros.
JUSTIÇA NO BAIRRO – O programa Justiça do Bairro, do TJ-PR está oferecendo atendimento para a resolução de conflitos na área da família, orientação e serviços jurídicos. O programa visa proporcionar à população em situação de vulnerabilidade econômica o acesso à justiça de forma célere, efetiva e desburocratizada.