Dentro de uma das mais caras tradição da Igreja Católica, hoje, 17, o dia de Corpus Christi, uma oportunidade para os cristãos celebrarem um dos sacramentos fundamental a religião católica: a eucaristia.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
PROGRAMAÇÃO DAS TRÊS PARÓQUIAS DE GOIOERÊ
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS. Das três Paróquias apenas a Nossa Senhora das Candeias fará a tradicional decoração de tapetes espalhados no trajeto por onde passa a procissão. Os tapetes começam a ser preparados logo na primeira hora da madrugada. Está programada Missa às 10:00 horas da manhã.
A procissão sairá pelo tapete decorativo da Igreja, desce a Rua Francisco Scarpari até a 19 de Dezembro, vai até a Rua Antônio Moulin, sobe a Antônio Moulin e vai até a Avenida Bento Munhoz da Rocha e alcança a Igreja Matriz.
PARÓQUIA CRISTO REDENTOR. Como tradicionalmente acontece, a comunidade católica da Paróquia Cristo Redentor do Jardim Curitiba, celebra o dia de Corpus Christi com missa às 15:00 horas. A procissão é marcada por 7 altares decorados defronte a 7 residências de paroquianos. A celebração terá à frente o Padre José Gonçalves.
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO. Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a programação tem início às 09:00 horas. Em seguida, tem início a procissão de Corpus Christi.
HISTÓRIA DO CORPUS CHRISTI
Muito mais do que a ocasião das famosas procissões pelos tapetes decorados, a data é um convite à reflexão sobre a obra que Jesus Cristo nos ensinou.
O QUE É E COMO SURGIU. A data para se comemorar o corpo e o sangue de Jesus Cristo materializados na Eucaristia, surgiu no ano de 1264. Na ocasião o Papa Urbano IV instituiu a celebração do Corpus Christi após dois episódios.
O primeiro deles foi com Santa Juliana. Ela teve visões nas quais Jesus pedia que o Ministério da Eucaristia fosse celebrada com destaque.
O outro episódio que levou à ação de Corpus Christi foi a ocorrência do chamado “Milagre de Bolsena”.
Segundo informações publicadas na coletânea “Edizioni San Clemente”, da editora italiana Unilibro, o milagre ocorreu quando um sacerdote celebrava a Santa Missa em Bolsena, na cripta Santa Cristina, na Itália. Ao partir a Santa Hóstia, viu verter sangue dela . Logo que soube do ocorrido, o papa Urbano IV mandou reunir os objetos usados na celebração. Os mesmos estão guardados até hoje (sete séculos depois) na Basílica de Santa Cristina.
A TRADIÇÃO DOS TAPETES DE CORPUS CHRISTI. Um dos símbolos mais famosos de Corpus Christi são as procissões que passam por tapetes coloridos com desenhos religiosos. Imagens de Jesus, do cálice de vinho, a Santa Hóstia e muitas outras inspirações em temas relacionados são moldados com as mais diferentes técnicas. São usados elementos como serragem, borra de café e grãos.
A tradição começou em Portugal, ainda no séculos XIII, e foi trazida pelos colonizadores para o Brasil. Assim, espalhou-se por todo o território nacional. A ideia dos tapetes surgiu porque os fiéis acreditavam que Jesus estaria andando pelas ruas da cidade. Assim, Cristo mereceria uma recepção grandiosa, com tapetes espalhados por passaria.