Os alunos do Projeto Cidadãos do Futuro de Quarto Centenário que participam do Projeto Banco Estudantil assistiram palestra ministrada pelo gerente do Banco Sicredi, Marcio Borba onde o mesmo trouxe informações aos alunos sobre como se dá o funcionamento de um banco e como ocorrem os depósitos, aplicações, juros, tipos diferentes de contas entre outros temas que envolvem toda movimentação financeira de um banco. Abordou ainda assuntos como sistema de cooperativismo.
A palestra faz parte do Plano de Ação do Projeto Banco Estudantil, desenvolvido com alunos do 1° ao 5º anos atendidos no Projeto Cidadãos do Futuro e que tem como foco principal a educação fiscal, a fim de incutir no aluno o entendimento verdadeiro sobre a importância dos tributos e de sua aplicação correta, também como meio principal de se minimizar as desigualdades, a fome, a miséria e a violência que na maioria dos casos são conseqüências de sonegação fiscal e da não utilização correta dos recursos públicos.
A Secretária de Educação Alice Miyashita explica que este é um projeto de grande impacto para o desenvolvimento dos alunos. “Buscamos com esse projeto a conscientização das nossas crianças sobre a importância do exercício, desde cedo da cidadania, para que tenhamos cada vez mais uma sociedade com menos injustiças e pessoas de fato conscientes não apenas de seus direitos, mas também sobre suas obrigações enquanto cidadãos” – concluiu Alice.
MUDANÇAS. O projeto foi implantado em 2018 e tem apresentado reflexos positivos, que vão desde relatos das famílias sobre mudanças no comportamento dos alunos em casa, muitas vezes se preocupando com a economia doméstica e apresentando maior grau de compromisso com suas tarefas diárias, como a melhoria na aprendizagem pela prática constante de cálculos matemáticos, o que reflete em um melhor desempenho escolar.
PASSEIO PEDAGÓGICO NO ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE CASCAVEL
E como prêmio pela participação no Projeto Banco Estudantil, os alunos do Projeto Cidadãos do Futuro realizaram um passeio pedagógico no Zoológico Municipal de Cascavel.
Para realizar o passeio os alunos foram os responsáveis pelo cálculo de todos os custos e assim puderam vivenciar a dinâmica de calcular o valor que tinham em caixa menos o valor a ser pago pelo ônibus, pagamento do motorista do ônibus, valor do lanche e a hora aula dos professores que os acompanharam, e embora os valores foram atribuídos de forma fictícia, fez que com as crianças entendessem o valor do dinheiro na vida de cada pessoa.