Uma noite das mais agradáveis foi a confraternização do Projeto Canteiro, desenvolvido há 5 anos pela Igreja Presbiteriana Independente de Goioerê, com crianças e adolescentes. A confraternização foi marcada pela noite da pizza.
Clique aqui e receba as notícias de Goioerê e região em primeira mão
O Projeto Canteiro é coordenado pelo Ministério da Ação Social e Diaconia, que tem a frente a esposa do pastor Edy Machado, a Sueli Lara Machado com o apoio dos membros da Igreja que literalmente colocaram a mão na massa e fizerem deliciosas pizzas de vários sabores que foram aprovados pelas crianças e adolescentes que comeram e repetiram.
O pastor Edy Machado explica que o projeto iniciou com cerca de 60 crianças e hoje são 50, e o interessante é que as crianças de cinco anos atrás hoje são adolescentes. “Nosso objetivo é caminhar com estas adolescentes até que cheguem a faculdade” – fala o pastor, ressaltando que o projeto tem como proposta um trabalho além da evangelização, mas de resgate onde essas crianças e adolescentes estão crescendo com uma perspectiva de vida.
O projeto conta com uma Kombi que busca e leva as crianças e adolescentes em todas as atividades que acontecem na sede da IPI. São encontros semanais.
Aos domingos elas participam com grande interesse da classe de educação cristã e alguns participam do culto à noite. Durante a semana, elas participam do reforço escolar e suas famílias são assistidas pela IPI, que fornece alimentação ou outra necessidade, que estão ao alcance da Igreja.
E todos participam assiduamente porque gostam. A Ana, de 10 anos, está no projeto desde os 5 anos está no projeto e afirma que “aqui é o lugar onde mais gosto de ficar”. Ela fala que o Projeto te ajudou a ter mais tranquilidade. “Hoje não xingo mais”.
Da mesma forma a Stefany, hoje com 11 anos. Ela chegou no projeto com 6 anos e conta que “gostava muito de brigar e bater”, e hoje, apesar de perder a paciência fácil, consegue se controlar por causa de tudo que aprende participando do Projeto Canteiros.
O Projeto Canteiro trabalha a promoção da vida, e para isso, o Pastor Edy explica que entre as ações realizadas durante o ano, as crianças e adolescentes vão a lugares onde normalmente não iriam, como restaurantes, sorveterias, lanches.
“Fazemos um tipo de premiação para quem tiver participação ativa no mês, quando levamos para algum lugar. E todos vão, independente de atingirem a meta ou não. O objetivo é que sintam introduzidos na sociedade” – comenta o Pastor, que com a idade dos adolescentes, neste ano de 2022 já estão programando uma visita ao Unicesumar e talvez a outras instituições, para que eles possam começar a pensar em fazer uma faculdade.
“Nosso objetivo é acompanha-los até chegarem na faculdade” – comenta o pastor, que planeja formar parcerias em 2022 e trazer alguns profissionais para colaborarem no projeto, atendendo as crianças e adolescentes.