A Emater em parceria com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), firmaram convênio em Dezembro de 2016, para apoiar projetos de ATER que tem tem por objetivo a instalação de URT’s (Unidades de Referências Tecnológica), para ações de difusão da Extensão Rural, direcionadas para a produção de carne e madeira de qualidade superior certificadas.
Segundo o gerente regional da Emater, Jairo de Quadros, o projeto conta o poio da região de Goioerê e gerando tecnologias para Moreira Sales, Altamira do Paraná e Goioerê, onde a Emater conta com extensionistas atuando no projeto Carnes.
O projeto tem como proposta o aumento da renda dos pecuaristas/bovinocultores de corte, através do aumento de produtividade e qualidade, buscando o uso de tecnologias sustentáveis para abaterem animais em até 24 meses, com tipo e padrão de carcaças melhoradas e ofertando, em escala, para o comércio carne de qualidade (sanidade, precocidade, maciez e sabor).
Simultaneamente, através dos sistemas silvipastoris, obter madeira de alta qualidade, utilizando-se técnicas silviculturais adequadas, espécies florestais melhoradas e definidas para produção de madeira para desdobro.
O Projeto tem por abrangência região Noroeste do Paraná (Arenito Caiuá), compreendendo as regiões de Cianorte, Umuarama e Paranavaí, e prevê a implantação de 15 Unidades de Referência Tecnológica (URT’s) em Sistemas Silvipastoris (cinco em cada região), além de outras propriedades a serem utilizadas na difusão da tecnológica (200 produtores), para a produção de carnes nobres e posteriormente madeira de alto padrão, bem como a capacitação de técnicos ligados a ATER (Prefeituras, Cooperativas, Associações, Sindicatos, Emater, etc).
Uma das unidades de referência foi implantada em outubro de 2018 na Fazenda Cristo Rei
De propriedade de Antônio “Toneca” Ferreira em Cidade Gaúcha, região de Cianorte, onde foi implantado a espécie florestal Eucalyptus ssp, variedade Urugrandes (clonada).
A implantação no início foi consorciada com capim Napier (2 anos), e posteriormente será implantada a pastagem perene.
A equipe executora pretende difundir as novas tecnologias implantadas nas unidades de referência para as demais propriedades da região, buscando efetivamente a sustentabilidade da atividade.