Com uma magnifica estrutura física, Goioerê vai ganhar um moderno cemitério que vai funcionar no sistema horizontal. É o primeiro do gênero em toda a região. É o Cemitério Parque dos Ipês. O projeto através de inciativa privada, foi apresentado em audiência pública realizada na noite desta quinta-feira, 29, na Câmara Municipal, pelos técnicos da empresa Ambiental Engenharia e Topografia, que está executando a parte burocrática, envolvendo a legislação ambiental do projeto. A audiência publica contou com a presença dos vereadores Agilson Flausino, Guilherme Dutra e Joaquim da Ambulância.
O Cemitério Parque dos Ipês, idealizado pelo empresário Norival de Moura, da empresa Prestar Serviço de Assistência Familiar, vem atender uma necessidade em Goioerê, devido a falta de espaço no atual cemitério municipal, que enfrenta dificuldades junto ao IAP para sua ampliação.
E, segundo o técnico Wellington Rodrigues Rorato, a localização do futuro Cemitério Parque dos Ipês vem cumprindo com a legislação ambiental, envolvendo todas as licenças exigidas pelo IAP. E por isso, segundo ele, o novo campo santo estará localizado fora da área urbana, onde não prevê no Plano Diretor, expansão para empresas.
Na audiência foi apresentado fotografias e a viabilidade da construção do novo e moderno Cemitério Parque dos Ipês, com campo todo gramado e os jazigos identificados por placas.
ÁREA. A área total onde será instalado o Cemitério Parque dos Ipês conta com 83 mil m2. Deste total, o projeto ocupará pouco mais de 59 mil m2, onde será construído uma moderna estrutura.
Atendendo exigência do IAP, o Cemitério Parque dos Ipês contará com 20 mil m2 de área verde, em todo o entorno do terreno.
PROJETO. Serão 927 m2 de construção, envolvendo área de estacionamento, setor administrativo, banheiros, ossário, salão com lanchonete e capelas e toda infraestrutura para receber as famílias que vão velar seus entes queridos.
Também serão construídas 6 quadras com um total de 2.427 lotes disponíveis para vendas em dois tamanhos: 5 m2 e 7,50 m2 O Cemitério Parque dos Ipês terá uma capacidade para 11.541 sepultamentos.
PRESTAR CONTINUA. Presente na audiência, o empresário Fernando Moura explicou que mesmo com o empreendimento do Cemitério Parque dos Ipês, o Prestar continuará oferecendo os serviços de capelas no Memorial Prestar, ao lado do cemitério municipal.
Outra explicação foi em relação a localização do empreendimento, que fica às margens da BR-272, no trevo de acesso ao incubatório da Copacol. Fernando destacou que o município já dispões de transporte público para os moradores do distrito de Jaracatiá e até mesmo para os trabalhadores da Copacol.
Ainda de acordo com Fernando Prandini de Moura, trata-se de um projeto que já está sendo viabilizado no papel há cerca de 2 anos, envolvendo toda parte de licença ambiental entre outros, estão em fase final, e tão logo seja liberado, dará inicio a construção, cujo prazo depende de vários fatores, devendo ser executado de prazo máximo de dois anos.