Quando o goioerense reclama da falta de emprego, dos jovens saindo de cidade, da insegurança, da falta de atividades esportivas, entre outras reclamações que os alunos do 2ª ano do Ensino Médio do Colégio Novo Mundo ouviram durante a expedição investigativa para o desenvolvimento do Programa “A União Faz a Vida”, do Sicredi, não imaginaram que por trás dessas reclamações estivesse a falta de lazer e entretenimento para a população, em especial para a juventude.
Desta constatação, há cerca de dois meses os alunos vêm trabalhando para mostrar para autoridades e população que através do lazer, Goioerê poderá viver uma outra realidade.
Segundo a diretora do Colégio Jaqueline Pacheco, os alunos relembraram durante o processo de construção do projeto, que Goioerê teve cinemas, boliche, movimentos culturais, que o esporte movimentava a juventude com treinos e competições. Os alunos também citaram que nem mesmo as praças são lugares seguros, pois tornaram locais para consumo de drogas.
MENOS ATRATIVA: “Chegamos à conclusão que a falta de lazer e entretenimento leva os jovens a ociosidade, a se ficarem suscetíveis a caíram nas drogas, o que leva a criminalidade e a falta de saúde. Outra questão é que a falta de lazer também deixa a cidade menos atrativa, e com isso não atrai empresas de fora. Sem empregos jovens e famílias se mudam de Goioerê. Essa avaliação nos fez entender que o lazer deve ser priorizado em nossa cidade como forma de contribuir para o seu desenvolvimento” – comentaram os alunos que ontem, sexta-feira, fizeram a primeira ação concreta, que foi apresentação de uma peça teatral.
APRESENTAÇÕES: Foram três apresentações da peça teatral “A ver estrelas”, dirigida e ensaiada pelo professor e ator Adauto Mazonas. O objetivo foi entretenimento, através do teatro, aproveitando que os alunos estão tendo aulas de teatro desde o ano passado.
CINEMA: Nos próximos dias a ação será o cinema. Os alunos estão preparando uma sala no Colégio, onde serão assistidos dois filmes com direito a pipoca e bilhete para entrar, tudo sem custo para os participantes.
STA CLARA: E por último, os alunos vão ajudar no projeto que está acontecendo no Centro Santa Clara, também através do “A União Faz a Vida”, cujo tema também é lazer e estarão promovendo a revitalização do parque infantil. Os alunos do Colégio Novo Mundo vão ajudar na revitalização dessa área de lazer das crianças.
De acordo com a diretora Jaqueline Pacheco, o projeto foi encampado por todos os professores do 2º ano, que abordam o conteúdo em sala de aula, seja qual foi a disciplina.