Numa parceria envolvendo as Secretarias de Educação, Saúde, Cultura, Agricultura e o Conselho do Meio Ambiente, um importante projeto voltado em torno da prevenção ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya que vem marcando presença cada vez maior em toda a região, está sendo desenvolvido um importante projeto que tem como foco principal conscientizar as crianças sobre o risco cada vez maior das doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti.
É o projeto “Prevenção Sim, Dengue Não” elaborado pela secretária de Educação, professora Maria Eugênia Viotto, com o apoio e a parceria dos professores juntamente com as demais secretarias, inúmeras ações serão realizadas. Entre elas: palestras, teatros, panfletos, exibição de vídeos, leitura de noticiários, passeata e confecção de cartazes. Além de premiação e colocação de cartazes no comércio.
O projeto envolve os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.
De acordo com a secretária Eugênia Viotto, os professores também trabalham o tema do projeto em suas aulas e assim como direções e coordenações das escolas que coordenam o trabalho. “Decidimos investir no potencial que as crianças têm. Elas podem ajudar muito, cobrando os adultos e cuidando do seu espaço. Serão nossos guardiões contra o mosquito da dengue” – declarou a secretária Eugênia Viotto.
ESTRATÉGIAS. De acordo com o cronograma, o projeto será desenvolvido nos meses de abril e maio.
Nas duas primeiras semanas de abril envolve palestra que estão sendo realizadas pelo Marcelo, da Vigilância Sanitária, em sala de aulas onde os alunos podem tirar dúvidas durante a palestra que envolve exposição de slides, vídeos e desenhos.
Os alunos podem conhecer e refletir mais de perto sobre o mal que o mosquito aedes aegypt pode causar a todos. Assim como a forma de evitar a dengue e outras doenças combatendo o mosquito e eliminando objetos que acumulem água se tornando local propicio para a criação dos mosquito transmissor da dengue.
Nas semanas seguintes, o projeto envolverá leitura de notícias dos jornais e pesquisas na internet; confecção de cartazes com desenho, recorde e colagens.
TEATRO E PASSEATA. No mês de maio o Projeto “Prevenção Sim, Dengue Não” vai envolver na primeir semana apresentação de teatro tendo como tema a dengue. Será em parceria com o Departamento de Cultura.
Na segunda semana de maio haverá passeata, panfletagem e colagem dos cartazes no comércio.