A Prefeitura de Goioerê deu um passo importante para a inclusão e apoio às famílias que têm filhos com autismo, ao encaminhar para a Câmara Municipal o projeto um centro especializado que reunirá serviços de educação, assistência social e saúde. A assinatura do projeto contou com a presença de representantes das três secretarias e pais e do prefeito Betinho Lima, que parabenizou as Secretarias pelo importante projeto que será implantado em Goioerê.
Após um ano de discussões e planejamentos, a proposta foi adaptada para funcionar no prédio do Centro de Educação Infantil Maria Zilda, que em breve será transferido para o antigo prédio da Faculdade Dom Bosco, atualmente em reforma. Essa mudança permitirá a adequação do espaço para atender às necessidades do novo centro.
Segudo a secretária de Educação, Ane de Paula, o modelo do projeto foi desenvolvido com base em visitas a centros semelhantes em outras cidades, buscando adaptar as melhores práticas à realidade de Goioerê. Com a nova estrutura, as famílias não precisarão mais percorrer as três secretarias para buscar atendimento. O objetivo é unir as políticas públicas em um único local, proporcionando acesso facilitado a profissionais da saúde, social e educação.
O aumento em Goioerê do diagnóstico de crianças com autismo exige um atendimento especializado, afirmou a diretora de saúde Leticia Gervásio. Atualmente, mais de 100 carteirinhas de autista foram emitidas na cidade, garantindo reconhecimento e direitos que facilitam o acesso a serviços, explicou a secretária de assistência Social, Ivanilda Plazza.
O Centro de Autismo em Goioerê deverá contar com os seguintes atendimentos:
- Psicólogo
- Psicopedagogo
- Assistência Social
- Psicomotricista
- Terapeuta Ocupacional
- Fonoaudiólogo
Com esta iniciativa, Goioerê dará um maior suporte às famílias que contam com filhos com autismo, promovendo um ambiente mais acolhedor e eficiente para todos.