Desde 2014 vem sendo desenvolvido em Moreira Sales junto as escolas do município nas redes estadual e municipal o Projeto “Reciclo-Pet de Bem com Nossa Cidade” que envolve os alunos em uma gincana ambiental de reciclagem visando o recolhimento de garrafas pet, possibilitando principalmente a retirada do meio ambiente da maior quantidade possível de garrafas pet e que posteriormente são comercializada.
O projeto foi uma iniciativa do vereador Rafael Bolacha, na época presidente da Câmara de Moreira Sales, e que três depois vem sendo marcado de sucesso.
Atualmente o projeto é desenvolvido e coordenado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação com apoio das escolas, e, principalmente dos alunos envolvidos no importante projeto.
PREMIAÇÃO: Nessa semana foi realizada a premiação às escolas e alunos que participaram da terceira edição do Projeto Reciclo-Pet de Bem com Nossa Cidade.
A cerimônia realizada no plenário Câmara contou com a presença do prefeito Luiz Volpato, do vereador Rafael Bolacha autor do projeto do presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Claudemir Liberal, coordenador do projeto Bruno Milan, secretária de educação, Maria Eugênia, membros do conselho, professores e alunos das escolas premiadas.
IMPORTANTE: “O papel desenvolvido por cada um de vocês neste projeto não deve ser realizado apenas neste período, mas durante toda a nossa vida” – destacou a secretária de educação Maria Eugênia.
SONHO REALIZADO: “Este projeto sempre foi um sonho nosso para promover a conscientização dos nossos alunos para a preservação do meio ambiente. Hoje vejo que vem dando certo e a cada ano cresce ainda mais” – destacou o idealizador do projeto, vereador Rafael Bolacha.
ARRECADAÇÃO: Na sua 3º edição, o projeto teve a participação das escolas municipais e estaduais de Moreira Sales, Vila Gianello e Paraná do Oeste, arrecadando e tirando das ruas mais de 40 mil garrafas pets e 7 mil quilos de lixos eletrônicos.
“Estamos tirando garrafas pets das ruas e aumentando a vida útil do nosso lixão e melhorando nossa cidade. Este é nosso objetivo” – frisou o presidente do Conselho Claudemir Liberal.
VENCEDORES: A premiação do projeto envolveu as turmas que mais arrecadaram de cada escola participante. A que mais contribuiu para o projeto foi a turma do 8º ano A da Escola Estadual Moreira Salles com um total 2.384,60 quilos de materiais reciclados.
Para premiar a escola vencedora é, somando o peso arrecadado dividindo pelo os alunos da escola. A vencedora foi a Escola Municipal Agostinho Portela com um total de 30,2 quilos recolhido por aluno.
As turmas vencedoras de primeiro ao quinto ano ganharão uma viagem para Maringá ao cinema com alimentação tudo pago pelo Conselho e os alunos das turmas de sexto a nono irão para o Ody Park Aquático com o pacote todo pago também pelo Conselho.
Os alunos da Escola Municipal Agostinho Portela foi a escola vencedora