Implantado há cerca de dois anos na Unidade de Saúde da Vila Candeias, em Goioerê, pela odontóloga Daniele Ruggero da Costa o programa Sorriso Feliz nesta semana foi premiado em 1º lugar no Paraná pela Secretaria de Estado da Saúde como o melhor processo com resultados positivos na população e a adesão de toda a equipe do Programa Saúde da Família daquela UBS.
Conforme explica a secretária de Saúde, Mônica Sousa, embora a Dr. Daniela Rugueiro seja a autora do projeto, o resultado alcançado é resultado do envolvimento de todos da equipes da Saúde da Família, que incluíram as ações do programa dentro da estratégia de ação, mobilizando agentes comunitários de saúde, recepção, médicos e enfermeiros.
De acordo com Mônica, o projeto é fruto de uma capacitação sobre Tratamento Restaurador Atraumático que a Secretaria de Estado da Saúde realiza anualmente para os odontólogos se aperfeiçoarem. Dentro desta capacitação os profissionais precisam aplicar um projeto junto a sua comunidade. E desta forma nasceu o programa Sorriso Feliz.
Conforme a odontóloga Daniele Ruggero da Costa explica, o programa tem apresentado excelentes resultado com os pacientes fazendo o retorno a cada seis meses e mantendo a saúde bucal em dia.
Daniele comenta que o programa trabalha desde o medo do paciente ir ao dentista, a conscientização da necessidade da saúde bucal e seu retorno para revisão. Trabalho que passa pelos agentes de saúde nas visitas as residências, no trabalho do médico e do odontólogo, num processo que vem resultando inclusive na redução do índice de perda dentária. E todo este processo foi premiado como o melhor dentre todos os projetos inscritos no Paraná.