No último sábado, 26, foi realizado na Associação Comercial e Empresarial de Goioerê a última etapa do programa Inova Território, promovido pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio e instituições de ensino do município.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
O programa teve como objetivo a criação e desenvolvimento de startups com foco de divulgar e estimular a inovação e o espírito empreendedor nas instituições de ensino e empresas, criando um ambiente favorável para buscar soluções para problemas através da inovação.
Foram apresentados 05 projetos das seguintes áreas: setor da saúde, setor têxtil, mobilidade urbana, alimentação saudável, comércio on-line de produtos artesanais. Os três projetos selecionados que vão ganhar mentorias do Sebrae são:
LUNA LUS: Os estudantes Ruan Pablo Gomes Rocha, Giovani Ocan, João Vitor de Oliveira Lima e João Victor Ramalho Alves, do 4º ano do Curso Técnico em Informática do IFPR de Goioerê, apresentaram um projeto denominado Luna Bus, que é um aplicativo para que usuários do transporte público consiga ter informações de horários e os diferentes pontos de ônibus na cidade, os trajetos das circulares, e em breve uma funcionalidade que mostrará em tempo real a localização da circular.O sistema está em fase de teste em Goioerê e os usuários do aplicativo poderão enviar contribuições aos desenvolvedores.
APLICATIVO DE GERENCIAMENTO TÊXTIL. O estudante Roger Freiria da Silva Triano, também do 4º ano do Curso Técnico em Informática participou do projeto juntamente com alunos do Campus da UEM de Goioerê, e apresentou um sistema de gerenciamento de informações para a área têxtil.
O aplicativo de gerenciamento de fardos de algodão, tem objetivo de facilitar a programação dos fardos de pluma no setor de fiação de algodão, simulando as melhores características da fibra do algodão de acordo com a matéria disponível para um período de produção. Desta forma conseguindo uma boa otimização, homogeneidade e qualidade do fio produzido. Os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos durante o curso de Engenharia Têxtil, com apoio dos professores da área.
APLICATIVO PARA A ÀREA DA SAÚDE. Desenvolvido pela Regina Cruz, Debora Araujo e Adilson Brito, o terceiro projeto selecionado foi na área de saúde. O aplicativo visa a diminuição das filas nas UBS e acelerar os processos de liberação dos procedimentos de saúde, disponibilizados pelas secretarias de saúde. O usuário do sistema único de saúde. Teria na palma da sua mão, o seu histórico médico. Bem como os profissionais de saúde saberia qual o caminho esse usuário percorreu até aquele momento. Agilizando processos e possibilitando uma economia aos gestores públicos e celeridade nos atendimentos de saúde.