Após a reportagem publicada pela Tribuna de que o novo sistema de coleta de lixo não vinha atendendo as expectativas, uma vez que a reportagem constatou que na coleta realizada pela Prefeitura grande parte do lixo continuava sendo misturado, a Promotora Juliana Weber mobilizou a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, realizando várias reuniões e nesta semana acompanhou o trabalho dos coletores na rua, envolvendo a coleta do lixo úmido – restos de comida, papel higiênico, fralda descartável, papel toalha, metalizados, material plastificados e outros, assim como a coleta do lixo reciclável continuava sendo feita incorretamente.
O objetivo da representante do Ministério Público foi constatar pessoalmente como está sendo realizada a coleta de lixo na cidade. A promotora estava acompanhada do secretário de Meio Ambiente José Antônio de Lima.
A presença da Promotora Juliana Weber tem sido importante para reforçar o trabalho correto da coleta e solicitar o comprometimento de todos com o projeto.
Durante o acompanhamento do trabalho dos garis e visita a ATA, a promotora Juliana Weber percebeu os primeiros resultados do novo sistema de coleta de lixo, reconhecendo, no entanto, a necessidade da campanha ter um impacto maior junto à comunidade no sentido de conscientizar cada vez mais de que a separação é obrigatório e que precisa melhorar uma vez que vem sendo feita com deficiência, dificultando em muito o trabalho dos funcionários da ATA que perdem muito tempo fazendo a separação do lixo do material reciclado.