Com cerca de duas horas e meia de reunião, a Promotora de Justiça da Comarca de Goioerê, Dra. Simone Berci Françolin, foi enfática ao se posicionar favorável ao retorno das aulas presenciais em Goioerê neste ano de 2020 e cobrou do prefeito Pedro Coelho o retorno das aulas na rede municipal.
A decisão de se reunir com o prefeito Pedro Coelho, com as secretárias de Educação e Saúde, representante do Núcleo Regional de Educação, diretores das escolas particulares entre outras entidades, foi motivada pelas denúncias que estão chegando no Ministério Público e a evasão escolar, principalmente entre alunos da rede municipal.
São problemas de abandono, maus tratos, crianças desassistidas entre outras situações decorrentes da falta de aula, pois os pais precisam trabalhar e muitos não têm onde deixar os filhos, já que os Cmeis estão fechados.
Em relação a evasão escolar na rede municipal, é um problema que ocorre uma vez que são crianças que não conseguem fazer suas atividades sozinhas e dependem dos pais ou responsáveis para ajudarem e sem este auxílio e cobrança, muitos abandonam os estudos.
Uma das cobranças da Promotora, Dra. Simone Berci Françolin, foi o porquê não retornar a rede municipal de ensino, se a Prefeitura liberou os demais setores, como lanchonetes e clubes. Segundo a Administração, a decisão de paralisar as aulas presenciais foi da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
Segundo a Administração o retorno hoje se torna também inviável uma vez que a Prefeitura precisaria recontratar os professores que foram dispensados no início da pandemia, além de contratar outros professores para assumir no lugar daqueles que são do grupo de risco e não podem retornar as atividades presenciais. Devido ao período eleitoral, a Prefeitura não pode fazer contratações.
QUER PROTOCOLO
A Promotora sugeriu ainda que as escolas particulares interessadas em retornarem às aulas presenciais, que façam um protocolo solicitando o retorno e já indicando as medidas de prevenção ao covid-19.
Ainda conforme a reunião, foi solicitado que o Núcleo Regional de Educação também encaminhe à Seed o pedido de retorno às aulas. No entanto, o NRE esbarra na mesma questão da administração pública, que cumpre Decreto do Governo do Estado.
A questão do retorno das aulas presenciais dividiu opinião na reunião entre os representantes da rede particular, já que algumas escolas preferem encerrar o ano letivo de 2020 de forma remota, ou seja, como está.
Ao final da reunião, ficou decidido que as escolas que quiserem retornar às aulas presenciais, irão se reunir na próxima semana com a Promotora, Simone Berci Françolin.
REUNIÃO REMOTA COM DEMAIS MUNICÍPIOS
Com os municípios da região, Quarto Centenário, Rancho Alegre do Oeste e Moreira Sales, a promotora Simone Berci Françolin, se reunirá de forma remota.
Também será discutido o retorno das aulas. No entanto, a opinião da maioria é que o ano letivo de 2020 já se encerrou, e deverão se posicionar contrário ao retorno das aulas.