Com a presença do presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Curitiba, Francisco Monteiro e moradores, a secretária de Agricultura, Viviane Kffuri apresentou na noite de quarta-feira, 26, em reunião realizada no Centro Técnico Agropecuário, a proposta de se criar naquele local uma cozinha comunitária, projeto que demandaria recursos no valor de R$ 150 mil que deverá ser viabilizado através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, órgão da Secretaria de Estado da Agricultura.
Participaram da reunião a diretora da Secretaria de Assistência Social, Sandra de Souza, cuja pasta será parceira do projeto e o secretário de Viação e Obras, Celio, que aproveitou a reunião para ouvir a demanda da comunidade. Também serão parceiros do projeto as Secretarias de Educação e Saúde, através de suas nutricionistas.
A secretária Viviane Kffuri explicou que os recursos serão investidos na aquisição de equipamentos industriais, como fogão, geladeira e utensílios. A proposta surgiu para sanar duas necessidades. Uma é diminuir o desperdício de alimentos em supermercados e comércio que trabalham com alimentos e a outra atender famílias carentes com uma alimentação saudável. Além disso, o projeto atenderia capacitações para merendeiras e cursos para comunidade.
Segundo Viviane, o projeto deverá contar com voluntários responsáveis pela alimentação que serão feitas para as famílias carentes, assim como a lojística de buscar os alimentos. “A idéia é que pessoas aposentadas, idosos e pessoas que não trabalham fora e com tempo para se doar ao projeto, possam também ter a oportunidade sair de casa, conversar e assim ter uma qualidade vida melhor” – comenta.
A proposta foi aprovada e a partir de agora a secretária Viviane irá elaborar o projeto solicitando os recursos. Ela acredita que até o início do próximo ano a cozinha comunitária seja instalada na própria cozinha do Centro Técnico Agropecuário, que deverá receber novos equipamentos.