O preconceito existe e ainda vai existir por muitos anos. A psicologia é uma área relativamente nova, possui apenas 58 anos como profissão. Existem alguns mitos que rondam o psicólogo e o processo terapêutico em si, como por exemplo, psicólogos não tem problemas, a terapia é eterna, o psicólogo lê mentes, entre outros.
Algumas coisas ditas sobre a Psicologia e o processo Psicoterapêutico precisam ser desmistificadas:
“Psicólogo é coisa de Doido” / “Não preciso de Psicólogo, não tenho uma doença”
Infelizmente, muitas pessoas ainda pensam que psicólogo é “coisa para gente louca”. Primeiro, precisamos repensar o conceito de “loucura”. Existem pessoas que sofrem com síndromes e ou transtornos psíquicos que podem alterar alguns de seus comportamentos e emoções, mas essas pessoas continuam sendo seres humanos normais, mesmo talvez apresentando comportamentos diferentes.
Na verdade, não é necessário se ter um “pré diagnóstico” para se procurar um Psicólogo. O Psicólogo é um profissional que busca ajudar as pessoas que o procuram a entender os comportamentos e as funções mentais do ser humano, ajudando-lhe a organizar seus sentimentos e pensamentos de uma forma que você consiga se autoconhecer.
São aplicados métodos científicos para compreender a psiquê humana e atuar no tratamento e prevenção de doenças mentais e melhorar sua qualidade de vida.
- “A terapia dura pro resto da vida”
Temos a impressão de que a terapia é algo eterno ou no mínimo, algo que vai demorar um certo tempo para surtir algum efeito. Tudo depende do seu envolvimento, sua resiliência e o quão suas questões estão “cristalizadas” (conceito da fenomenologia).
A psicoterapia visa trazer uma maior liberdade de ser, ampliar as suas possibilidades dentro de sua forma de ser e estar no mundo. Quanto mais vontade de mudança você demonstrar, mais aberto a mudanças você for, mais rápido o seu processo terapêutico chegará a um resultado positivo.
Existem inúmeros outros mitos como: “O Psicólogo só vai me ouvir”, “Psicólogo lê mentes”, “Criança não deve passar por Psicólogo”, entre outros. Nas próximas colunas, daremos continuidade a esse assunto!
Marque um horário no Instituto Urbano pelos telefones (44) 3522 4191 ou 92000-4591 e conheça todos os procedimentos.
Acompanhe as colunas do Instituto Urbano no link: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/instituto-urbano
CONHEÇA OS PROFISSIONAIS DO INSTITUTO URBANO