A ansiedade é um estado emocional natural do ser humano, comum de acontecer diante de problemas, antes de situações, escolhas. Caracterizada por uma expectativa de algo futuro vista subjetivamente como ameaçadora, traz um estado desagradável de agitação e inquietude diante desses eventos antecipados. Ela é necessária para nossa sobrevivência, porém de forma excessiva e quando experimentada regularmente, pode se tornar uma doença.Muitas vezes é acompanhada por reações físicas como tensão muscular, aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da respiração. Outros sinais fisiológicos da ansiedade incluem aumento do suor, tremores, desconforto na barriga, mãos e pés frios. Tudo isso pode gerar problemas para dormir, dificuldade de concentração, descontrole sobre os pensamentos.
Existem vários distúrbios relacionados à ansiedade, podemos citar o transtorno do pânico, o obsessivo compulsivo, de estresse pós-traumático, ansiedade generalizada, fobias. Não se sabe com certeza porque algumas pessoas estão mais sujeitas a uma ansiedade desproporcional, isso envolve questões biológicas, sociais, psicológicas. Quando a ansiedade produz sofrimento, algum tipo de desprazer, passa a ser persistente, sem controle, interferindo negativamente na qualidade de vida da pessoa, esta deve procurar um profissional como médico ou psicólogo. O tratamento pode incluir medicamentos e psicoterapia, e com acompanhamento eficaz e correto trazer bons resultados para a maior parte dos sujeitos com ansiedade.
Marque um horário no Instituto Urbano pelos telefones (44) 3522 4191 ou 92000-4591 e conheça todos os procedimentos.
Acompanhe as coluna do Instituto Urbano com matérias de todos os profissionais: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/instituto-urbano