São tempos difíceis de quarentena, não há como negar. A grande pergunta é: como se adaptar ao isolamento social e cuidar da sua saúde mental?
Toda esta situação tem o poder afetar a saúde mental das pessoas, aumentando os níveis de ansiedade, pois fatores desconhecidos e incertos fazem com que todos se sintam inseguros, principalmente em casos como esse, de nível mundial.
Neste momento, os homens que tem mais dificuldade de buscar ajuda, estão sofrendo preocupados em como prover a família. O empresário está apavorado com as contas para pagar. O que fazer?
A busca de ajuda pelos homens geralmente ocorre quando o problema já alcançou grandes proporções e acabou causando novos transtornos. Em vários casos, os pacientes procuram ajuda quando estão numa situação muito difícil, onde não sabem mais o que fazer, aflitos por suas angústias, ansiedade, depressão e medos.
Por uma questão cultural, acabamos observando vários casos de homens que sofrem calados, que nem mesmo conseguem expressar seus problemas com a facilidade que as mulheres têm em falar de determinados assuntos. Qualquer que seja o gênero, quando uma pessoa está atravessando um estado de angústia é o momento de procurar atendimento psicológico. Mesmo que o indivíduo não conheça a origem e nem como resolver a questão.
É fundamental cuidar da saúde mental masculina antes que o sujeito que está enfrentando uma adversidade passe a apresentar problemas para se alimentar, trabalhar, dormir, se concentrar, ter ansiedade ou tristeza profunda. Antes mesmo de haver um problema de maior relevância, é recomendo que os homens busquem o atendimento psicológico como ajuda para ampliar sua qualidade de vida.